Egressa do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil publica artigo em periódico internacional Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/07/2021

A pesquisa ‘Slow Spread of SARS-CoV-2 in Southern Brazil Over a 6-Month Period: Report on 8 Sequential Statewide Serological Surveys Including 35611 Participants’, que contou com a participação da enfermeira Emanuele Lopes Ambrós, egressa da graduação em Enfermagem e do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN), ganhou expressão internacional na última semana (29 de junho) ao ser publicado no American Journal of Public Health. O periódico americano é um dos mais importantes do mundo na promoção de pesquisas voltadas à saúde pública.

Com o objetivo de avaliar a disseminação da síndrome respiratória aguda grave Coronavírus 2 (SARS-CoV-2) ao longo de 6 meses no Rio Grande do Sul, o artigo foi desenvolvido através de uma pesquisa que teve o custeio do Governo do Estado, juntamente com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que foi a condutora deste trabalho com base em oito inquéritos sorológicos. Além da egressa da UFN, a publicação contou com o suporte de grandes epidemiologistas e tem a coordenação do PhD Pedro Hallal, Ex-reitor da UFPel.

“Imenso orgulho ver o nome de nossa egressa figurar em artigo de impacto mundial entre autores como o Dr. Cesar Victora e Dr. Odir Dellagostin, pesquisadores de referência internacional. Esta publicação demonstra a inserção técnico-científica destacada por Emanuele. O seu perfil de liderança técnica e científica foi fundamental na coordenação deste projeto ampliado de investigação com os pesquisadores de âmbito estadual”, professora Dirce Stein Backes, Coordenadora do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil.

Emanuele, que é enfermeira da Secretaria de Saúde de Uruguaiana (RS) e atua como Coordenadora do Setor de Saúde da Mulher, explica que o convite para participar deste estudo sobre a prevalência do Coronavírus na população gaúcha surgiu através do posto que ocupa: “em abril de 2020, uma colega e eu fomos convidadas para iniciarmos a divulgação da pesquisa e realizarmos treinamentos a fim de aplicar a testagem de anticorpos na população para checar como o SARS-CoV-2 estava se propagando aqui no Rio Grande do Sul”. Ao total, foram 35.611 participantes provenientes de cidades gaúchas como Uruguaiana, Santa Maria e Pelotas foram testados.

“O movimento iniciado por Emanuele possibilitou a (re)construção de paradigmas de gestão e atenção à saúde materno-infantil na região da Fronteira Oeste do estado, bem como a sua projeção profissional, ao ser convidada para coordenar a Política de Saúde Materno-Infantil. E a sua inserção em grupos de estudo e pesquisa emergiu recentemente em uma publicação internacional com renomados pesquisadores da área Materno Infantil”, enfatiza a professora Cláudia Zamberlan orientadora da egressa.

Confira neste link o artigo publicado na American Journal of Public Health.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista UFN
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal