Egressa de Mestrado em Saúde Materno Infantil desenvolve Sala de Amamentação para acadêmicas da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/07/2023

A egressa do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN), Gabriele Hatwig Knob, teve sua dissertação 'Implantação e certificação de sala de apoio à amamentação para a mulher trabalhadora/estudante em uma instituição de ensino superior', resultando na criação de uma sala de amamentação. A pesquisa, que teve orientação da professora Patrícia Pasquali, está disponível neste link, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFN.

O estudo delineou a contribuição das pesquisas desenvolvidas em âmbito nacional e internacional para a implantação de Salas de Apoio à Amamentação (SAA), com a finalidade de implantar e certificar uma sala para suporte ao aleitamento materno em uma instituição de ensino superior do interior do estado do Rio Grande do Sul, sendo uma tecnologia social.

A Sala de Apoio à Amamentação foi implantada a partir do estudo na Universidade Franciscana, levando em consideração os benefícios da amamentação para a criança e a mãe. “A amamentação estimula a pele e sentidos, promove o desenvolvimento psíquico e emocional da criança, além de diminuir a morbidade e mortalidade infantil. Dentre os proveitos maternos, estão a prevenção ao câncer de mama, aumento do intervalo interpartal e redução do risco de diabetes, câncer de ovário e do útero (endométrio). A manutenção do aleitamento materno depois dos primeiros seis meses de vida da criança, reforça o vínculo afetivo e promove o desenvolvimento adequado da musculatura facial da criança”, destaca a pesquisadora.

O estudo aponta que em 2019, o Ministério da Saúde brasileiro expôs que existiam 228 Salas de Apoio à Amamentação para a mulher trabalhadora espalhadas pelo país, sendo seis encontradas no Rio Grande do Sul. Dessa forma, foram elaborados Procedimentos Operacionais Padrão(POPs), que são documentos com finalidade de viabilizar que um determinado procedimento/tarefa seja realizado por diferentes pessoas de forma adequada e padronizada, permitindo que as necessidades do usuário sejam atendidas de forma segura e eficiente. Para o profissional enfermeiro, os POPs atuam como instrumento gerencial capaz de melhorar a qualidade da assistência desempenhada. É a normalização das intervenções de enfermagem, que devem ser organizadas juntamente com a sua equipe, considerando a realidade do serviço e promovendo o alcance das melhorias de suas atividades.

Dessa forma, a pesquisadora estabeleceu uma tecnologia e organização social inovadora, selecionada pela relevância como Laboratório Vivo em Saúde Materno-Infantil na Instituição e por ter sido a primeira sala de apoio à amamentação implantada em uma Instituição de Ensino Superior no Sul do Brasil. Em conjunto, foi desenvolvido um guia informativo para a Sala de Amamentação, o qual é organizado a partir de informações e aspectos inerentes ao uso da sala do espaço. A implantação de uma Sala de Apoio à Amamentação representou um importante papel na manutenção do aleitamento materno na Universidade Franciscana. Como subprodutos desta tecnologia social os resultados foram: a elaboração dos POPs, a criação da marca e identidade visual, o guia informativo e o encaminhamento para a implantação e certificação da Sala de Apoio à Amamentação.

A inserção contou com várias etapas. Primeiramente, em parceira com o Laboratório de Projetos em Design da UFN, realizou-se a criação da marca e identidade visual. Ainda, ocorreu a elaboração dos POPs, que viabilizam que um determinado procedimento/tarefa seja realizado por diferentes pessoas de forma adequada e padronizada, permitindo que as necessidades do usuário sejam atendidas de forma segura e eficiente. Posteriormente, foi elaborado um guia informativo da sala de apoio à amamentação, contendo orientações de utilização do espaço para as mães trabalhadoras/estudantes. Já como etapa final, foi realizado o processo de certificação da sala junto ao Ministério da Saúde.

Antes da implantação da Sala de Apoio à Amamentação, oriunda da pesquisa de Mestrado e denominada Mamor, havia na instituição um espaço de amamentação inaugurado em 2019, idealizado pela equipe de docentes do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da UFN. Localizado no hall do prédio 16 no conjunto III, a Mamor proporciona um ambiente acolhedor, seguro e estimulador, com conforto, privacidade e condições higiênicas de que toda lactante precisa na hora de amamentar sua criança, coletar e armazenar o seu leite, aumentando o período de amamentação da criança, como é indicado pelo Ministério da Saúde. Por possuir uma estrutura física adequada, a Mamor foi idealizada após reestabelecer todas as adequações solicitadas pelo Ministério da Saúde, a fim de obter a certificação.

Os resultados do estudo demonstram vários obstáculos relacionados ao Aleitamento Materno Exclusivo (AME), como a jornada de trabalho, falta de acesso e suporte à extração de leite nos locais de trabalho, a necessidade de incentivos e compreensão por parte de colegas, parceiro e profissionais da saúde. A pesquisadora observou a importância do apoio das empresas para prolongar o aleitamento materno, através de ações que preparem as equipes de trabalho para o retorno da mulher trabalhadora e estudante ao seu meio. Dentre isso, foi perceptível a importância dessa implantação e do apoio à amamentação em nível individual, interpessoal, departamental e organizacional.

Texto: Gabriela de Flores Neto / Jornalista
Fotos: Divulgação / UFN