Egressa de Mestrado da UFN desenvolve página web com orientações para gestantes e lactantes Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/08/2023

A egressa do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN), Kyane Victória Machado Salles, desenvolveu no ano de 2022 a dissertação ‘Amamenta: página web de orientações para gestantes e lactantes’. O trabalho contou com a orientação da professora Mara Regina Caino Teixeira Marchiori e encontra-se publicado na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFN, disponível neste link.

O resultado da pesquisa traçou a importância da amamentação para o desenvolvimento do recém-nascido, reconhecendo os fatores que estão relacionados ao abandono do aleitamento precoce e acerca das orientações recebidas no Pré-natal (PN), no contexto da atenção primária à saúde (APS). Com a finalidade de subsidiar um site ou aplicativo, com ênfase em assistência à amamentação, como um dispositivo que entregue promoção e atenção à saúde da mãe e do filho.

O estudo abordou a crescente utilização de dispositivos móveis como importantes intervenções em saúde e a inserção de orientações básicas perante a amamentação, ressaltando a página web sobre os cuidados preventivos para auxílio da amamentação, verificando como as ferramentas podem promover resultados positivos sobre o cuidado da saúde materno infantil. “Durante a graduação tive interesse maior na área da saúde da mulher, e através do meu Trabalho Final de Graduação ficou evidente que a abordagem de modos preventivos para auxílio na amamentação precisaria ser o principal foco da saúde pública. Tendo em vista a melhora nos índices de desmame precoce e desnutrição infantil”.

A pesquisadora realizou uma visita pré-agendada para conhecer o cenário habitual da unidade, para assim entrar em contato com a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Floriano da Rocha, localizada na Cohab Santa Marta, no município de Santa Maria no Rio Grande do Sul (RS). Para ela: “A unidade proporcionou um maior vínculo pesquisador/participante auxiliando no contato com as gestantes e puérperas. Proporcionou espaço adequado, e a população aderiu à participar da pesquisa”. O instrumento de coleta de dados utilizado no estudo foi um formulário elaborado e conduzido pela pesquisadora. “O processo de criação do questionário foi a parte mais difícil, a ideia principal é entender o que gestantes e puérperas têm maior dúvida em relação a amamentação. Foi elaborado por uma enfermeira e fisioterapeuta para que demandas fossem entendidas”.

A entrevista foi embasada em um instrumento composto por duas partes. A primeira foi estruturada a fim de coletar os dados de identificação e dados sociodemográficos dos participantes e utilizada para o delineamento do perfil destes. A segunda parte apresentou questões específicas sobre a temática do estudo permitindo que os participantes respondessem de forma espontânea essas perguntas. Os questionários fizeram a pesquisadora notar perante o curto período em que a puérpera (mulher acabou de dar à luz) permanece internada no alojamento conjunto que o cuidado pós-parto passa a ser construído essencialmente no espaço da família, que pode transmitir crenças, tabus, hábitos, atitudes e condutas. Além disso, existem outros fatores envolvidos na dificuldade em amamentar ou na interrupção precoce da amamentação, entre eles o desconhecimento das mães a respeito do aleitamento materno. Dessa forma, o estudo visa garantir uma adequada assistência pré-natal, no sentido de prevenir, diagnosticar e tratar os eventos indesejáveis na gestação, visando ao bem-estar da gestante e de seu bebê, além de orientar quanto ao parto e pós-parto. Período em que a equipe de enfermagem tem importante papel educativo.

A pesquisadora conclui que o desenvolvimento da página web mostrou-se como uma importante ferramenta norteadora e qualificadora ao cuidado com a saúde do bebê. O produto oferece praticidade para auxílio em orientações básicas. Assim, a página web oferece uma maior satisfação para mulheres, auxiliando no ato de amamentar. “A conclusão do trabalho foi surpreendente, através deste questionário aplicado na unidade foram ouvidas diversas demandas, e apesar de serem realizados 100% dos pré-natais, ainda há falta de diálogo entre profissional e paciente perante a temática amamentação, crenças culturais passadas de mãe pra filha são muito utilizadas. O principal objetivo do trabalho foi atingindo, a compreensão principal pelo abandono precoce do aleitamento, justifica-se pela falta de orientações e cuidado com a mulher em relação a amamentação”, finaliza a pesquisadora





Texto: Gabriela de Flores Neto / Jornalista
Foto: Divulgação /  Kyane Victória Machado Salles



divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação