Egressa de História é selecionada para pós-doutorado na FAPERJ Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/11/2020

A egressa do curso de História da Universidade Franciscana (UFN), Daiane Rossi, foi selecionada para pós-doutorado via Edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), neste segundo semestre de 2020. O trabalho que teve como tema as “Mulheres nas ciências: profissionalização e trajetórias científicas”, e fez com que a egressa fosse avaliada com nota 10 pelo comitê organizador.

O edital reuniu mais de 200 projetos, os quais representaram diversas áreas do conhecimento de todo estado do Rio de Janeiro. Destes, 120 foram selecionados, sendo que apenas o de Daiane estava ligado à área da História. Desde maio de 2019, a egressa começou a desenvolver seu projeto na Casa de Oswaldo Cruz (COC) (unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a qual trata da memória institucional da fundação, em específico sobre a presença das mulheres.

As pesquisas desenvolvidas por ela fizeram com que se interessasse pela trajetória de mulheres nos estudos científicos. Consequentemente, com a abertura do edital em março de 2020, para concorrer a bolsa de pós-doutorado nota 10 da FAPERJ, Daiane, juntamente do auxílio de seu supervisor, Luiz Otávio Ferreira e da professora Nara Azevedo, colocou em prática a ideia de um projeto que abordaria não só as mulheres da Fiocruz, mas também as investigações que tornaram possível o ingresso delas em carreiras científicas no país.

Com o passar do tempo, alguns fatores impulsionaram a realização de reportagens e materiais informativos do envolvimento feminino na ciência, como por exemplo: a notícia de que duas mulheres estiveram à frente do primeiro sequenciamento genético do Sars-Cov-2 no Brasil, em março de 2020; e o fato de que a Fiocruz (principal instituição na linha de frente da pandemia) é presidida por uma mulher.

Ligado a estes tópicos, Daiane revelou que não compreende o motivo de não haverem tantos estudos que relatem o começo desta trajetória. “Ambas são questões que já estavam sendo discutidas por mim e meu grupo… optamos por elaborar um projeto com objetivos de analisar a fundo estas questões”, comentou.

A aprovação da pesquisa de Daiane corrobora, também, com a valorização da participação feminina na ciência. “É um recado de uma das principais agências de fomento do país, a qual engloba a importância da pesquisa sobre a ciência brasileira e, principalmente, sobre o papel das mulheres cientistas. Me sinto com a responsabilidade de devolver esse investimento em mim, através do alcance de bons resultados, deixando-os visíveis à sociedade”, proferiu Daiane.

Do mesmo modo, no dia 9 de novembro, ela participou de um encontro virtual com professores e acadêmicos do curso de História da UFN. A discussão teve como pauta, a temática: “Elos entre passado e presente: a gripe espanhola no Sul do Brasil e a Covid-19”, com mediação da professora Janaina Teixeira. O objetivo da conversa foi trazer reflexões a respeito do conhecimento científico que se expandiu nas redes de saúde, desde o século passado.

Segundo a professora, os dados pautados pela egressa da UFN trouxeram informações quantitativas e fontes de pesquisas documentais, sobre como ocorreu a busca pelo atendimento da gripe espanhola e como o mesmo processo está sendo com o Covid-19. “Hoje, notamos este diferencial. A mudança na estrutura de assistência a pessoas necessitadas na sociedade, como a diferença entre as assistências ao público de alta e baixa renda”, comentou.

Daiane salienta a magnitude que é trabalhar com temas que relacionam a história e a ciência como um só. Segundo ela, em razão do seu interesse pela histórico das mulheres na ciência, o trabalho dela prospera no momento ideal para ampliar discussões, além dos muros da academia. “Em tempos de negacionismo científico, nós que ocupamos cargos e carreiras na ciência, precisamos nos ocupar de espaços públicos de divulgação desse conhecimento”, recapitulou.

Com um vasto histórico na área de pesquisas sobre o espaço feminino em âmbito científico, os projetos de pesquisa de Daiane estão publicados nas plataformas do Youtube (1/2) no site da Casa de Oswaldo Cruz

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário Jornalismo UFN
Imagens: divulgação / História UFN

Conheça o curso de História da UFN

divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação