Egressa de Arquitetura e Urbanismo tem trabalho classificado em concurso nacional de TCCs Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/04/2021

Com temática direcionada ao Co-Living, o Trabalho Final de Graduação (TFG) de Luiza Inticher, arquiteta e urbanista, egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN), foi classificado em terceiro lugar no Concurso Nacional de TCCs. Com o nome de “Chácara Rururbana”, o projeto concorreu na categoria Arquitetura Sustentável, destacando-se entre outras 69 monografias em âmbito nacional. Os resultados foram divulgados no dia 29 de março, no portal Projetar.Org .

Orientado pela professora Clarissa Pereira, o TFG elaborou a existência de uma chácara, com forma de habitação no estilo Co-Living. Método caracterizado por unidades mínimas de moradia, com grandes áreas de trabalho e compartilhamento comunitário. São ambientes coletivos que tendem a maximizar os espaços de convivência, e manter uma área mínima para residência. Luiza revela que a ideia partiu de um olhar atento às pequenas cidades que formam sua grande maioria no Estado, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Percebi que as pequenas cidades carregam um grande potencial de desenvolvimento sustentável, não só ambientalmente, mas em parâmetros social e econômico, visto que, ainda não foram totalmente ‘contaminadas’ por problemas como desigualdade social, devastação dos cursos d’águas e matas, deslizamentos, mobilidade, entre outros”, enfatizou Luiza.

O material propõe exibir a evolução de uma vila rural autossustentável, ao integrar pessoas, cidade e natureza. Ele apresenta um modelo agrícola sustentável, ao unir tecnologia e estratégias que reduzem os efeitos antrópicos na terra: “Trata-se de um modelo habitacional proposto para a cidade de Agudo, com a solução de algumas questões ambientais, sociais e econômicas diagnosticadas no local”. A egressa pontua questões como, “energia limpa, produção de alimentos orgânicos, agricultura vertical de hidropônicos, reaproveitamento das águas pluviais e sistema para o tratamento dos resíduos”, como pilares fundamentais no surgimento da ideia.

“Para a construção do material, foi feita uma pesquisa sobre a paisagem natural de Agudo para implantar o conceito de habitação, que considerasse aspectos naturais do lugar. Foi um exercício fechado de projeto arquitetônico e paisagístico”, comentou Clarissa. A orientadora ainda ressalta que como base avaliativa dos concursos de arquitetura, a qualidade do projeto arquitetônico é fortemente analisada, ponto destacado na monografia de Luiza. “Foi um resultado excelente! A classificação mostra a dedicação e trabalho da profissional, a ponto de se destacar em âmbito nacional”, completou.

Após divulgação, a egressa destacou o preparo obtido durante a graduação no curso de Arquitetura e Urbanismo. Para ela, o alto grau de exigência abordado nos conteúdos, fez com que mantivesse “grande dedicação e trabalho”. “Lembrar da minha trajetória acadêmica só me faz pensar que valeu a pena todo o esforço. Digo aos futuros colegas que, se for possível e fizer sentido, inscrevam-se em concursos e produzam materiais, pois mais importante do que ganhar, é a experiência de ter participado”, pontuou Luiza.

Os resultados do Concurso Nacional de TCCs podem ser acessados no perfil do Instagram do Projetar.Org .

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo
Imagens: Divulgação / Luiza Inticher