Egressa de Administração tem TFG premiado pelo CRA/RS Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/11/2020

A egressa do curso de Administração na Universidade Franciscana, Soraya de Souza Soares, conquistou o terceiro lugar no Prêmio Astor Roca de Barcellos, com seu Trabalho Final de Graduação, realizado no ano de 2019. O resultado foi divulgado no dia 06 de novembro, premiando pela primeira vez o Curso de Administração da UFN no concurso.

Soraya, juntamente com sua orientadora, Profa. Valéria Dias, inscreveu no concurso o artigo intitulado “Entre online e o offline: Influência das redes sociais na percepção da autoimagem e o estilo de vida”. A pesquisa baseia-se na abordagem de uma temática relevante no contexto atual, discutindo os aspectos relativos no uso das redes sociais e seus impactos diversos na percepção da autoimagem e estilo de vida de diversos tipos de indivíduos.

A produção do artigo acadêmico teve início no primeiro semestre de 2019, na disciplina de TFG I. Na época, a acadêmica já possuía interesse na área do marketing e do neuromarketing, mas tinha como objetivo principal realizar um trabalho que trouxesse alguma contribuição para sociedade, direta ou indiretamente.

“Hoje em dia somos milhões de pessoas usando as redes sociais e sendo influenciadas tanto no estilo de vida, quanto na percepção da autoimagem. O principal achado do trabalho foi que quanto mais as pessoas utilizam redes sociais, mais são afetadas negativamente em relação a sua autoimagem e estilo de vida”, explica a Administradora.

Segundo ela, a maior limitação diante da produção, foi o número de respondentes que totalizaram 253 respostas. Em alguns casos os participantes acharam que a pesquisa online era vírus, mas principalmente a falta de conhecimento das pessoas em relação a importância da pesquisa científica, respondendo sem dar tanta importância.

A Profa. Valéria Dias disse se sentir honrada com a conquista da egressa, tendo em vista todo conhecimento adquirido por ela ao longo de seus anos de graduação. “O prêmio é de relevância interessante ao curso porque dá um destaque no sentido de que as práticas e os conhecimentos que estão sendo passados no curso tem uma validação, já que o Conselho Regional é o nosso órgão de fiscalização, de creditação”, explica a docente.

A Coordenadora do Curso de Administração da UFN, Profa. Renata Bianchi, enfatiza que o papel do curso é manter a divulgação constante entre alunos e professores sobre os eventos e premiações que existem na área, trabalhando para manter uma comunicação ativa entre professores, alunos e egressos.

Ela ainda ressalta a preocupação diante do comodismo em meio a pandemia. Para isso, o curso procura realizar trabalhos e direcionar os acadêmicos a atividades que instigam sua mente a pesquisar e dar seguimento em seus projetos. Um fator que combina com a temática trabalhada por Soraya em seu TFG.

“Caí algumas vezes na armadilha, principalmente no que se refere a produtividade. No entanto, estou trabalhando o autoconhecimento, buscando um equilíbrio e lembrando que sou única, com minhas limitações, sentimentos e, consequentemente, dias bons e dias ruins. Esse “novo normal” está nos tirando da zona de conforto, fazendo com que saiamos da caixa em busca de novas ferramentas que possam sanar nossas necessidades, inclusive no meio científico”, relata a egressa da UFN.

Texto:
Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN
Imagens: divulgação / arquivo pessoal

Prêmio Astor Roca de Barcellos

O Prêmio Astor Roca de Barcellos está em sua nona edição, no âmbito estadual com a modalidade de Artigo Acadêmico, resultante de uma pesquisa aplicada. O concurso é de responsabilidade do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS) desde 2011.

O concurso tem como objetivo promover a divulgação e a valorização dos estudos realizados por alunos concluintes dos cursos de Bacharelado em Administração e Tecnólogos na Área de Administração, que contribuem para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil.

A avaliação do concurso acontece às cegas, onde os projetos são enviados sem a divulgação dos avaliadores. É somente após o resultado, na premiação que esses dados são divulgados. Neste ano, por conta da pandemia do Novo Coronavírus, o evento de premiação foi adiado e os resultados foram encaminhados por e-mail, assim como todos os trâmites de publicação e termos autorais do produto.