Egressa da UFN tem artigo destaque sobre boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/01/2022

A egressa do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN), Bruna de David, desenvolveu a pesquisa ‘Posições verticalizadas no parto e a prevenção e lacerações perineais: revisão sistemática e metanálise’, como alternativa de enfatizar as boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento. O material contou com a orientação da docente da Especialização, Cláudia Zamberlan, e foi publicado na Revista da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), em 2020.

O material foi elaborado diante da temática ‘Posições verticalizadas no parto e a prevenção de lacerações perineais’, definida como foco para o estudo. “As posições verticalizadas no parto são consideradas boas práticas de atenção, já que existia a necessidade emergencial de mudanças no modelo obstétrico, o qual ainda é baseado na medicalização e patologização do parto e nascimento”, explica Bruna sobre a escolha do tema. Para a autora, trata-se de um assunto relevante para uma revisão sistemática que contribui muito para que um conhecimento seja disseminado com o objetivo de mudança das práticas assistenciais para a qualificação do cuidado em saúde.

Buscou-se realizar uma revisão de literatura com metanálise (método estatístico para agregar os resultados de um estudo), a respeito da adoção de posições verticalizadas pela mulher, no momento do parto, em relação à posição litotômica, na prevenção de lacerações perineais. Para a mestranda, a revisão sistemática é considerada o mais alto nível de evidência científica para a tomada de decisão clínica: “Objetivou-se a elaboração de uma fonte confiável e fidedigna de informação aos profissionais da saúde, compreendendo que as revisões sistemáticas correspondem às melhores evidências e contribuem de modo expressivo para a clínica ampliada”.

Outra perspectiva adotada a partir do desenvolvimento do artigo é que, por meio do produto, outros estudos possam ser delineados, assim como, possam subsidiar novos protocolos, diretrizes e instrumentos de cuidado ao perpassar pela qualificação dos profissionais. O foco é trabalhar frente à ambiência das maternidades com vistas à reorganização da rede de atenção em saúde materno infantil: “É uma pesquisa que pode ser disseminada dentro do âmbito acadêmico com vistas a contribuir para que novos estudos nessa mesma vertente sejam elaborados, instigando o conhecimento científico baseado em evidências e estimulando a pesquisa clínica, principalmente na área da enfermagem”, conclui Bruna, a respeito da importância do aprofundamento teórico no âmbito institucional.

O produto final foi elencado como parte da ‘Produção para Periódicos Relevantes’, ao considerar a magnitude do assunto estudado. Ela foi selecionada por um grupo de docentes do Programa de Pós-Graduação (PPG), a partir dos critérios da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Foram relevados como fatores pontuais: o impacto periódico, a coerência com a área de concentração e a relevância para o campo de Enfermagem, além do científico, tecnológico, social e de inovação.

A concretização da pesquisa contemplou a defesa da tese de Mestrado de Bruna, a qual contou com a participação das docentes Bianca Zimmermann (docente do Mestrado) e Hedioneia Pivetta (professora adjunta no Departamento de Fisioterapia e Reabilitação da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM), como banca avaliadora.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo