Egressa da UFN desenvolve artigo sobre sintomas de estresse e depressão Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
17/12/2021

A egressa do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida da Universidade Franciscana (UFN), Karstyn Bakof, teve seu artigo de defesa do Mestrado, Stress and its contribution to the development of depression symptoms are reduced in caregivers of elderly with higer educational level, publicado no International Journal on the Biology of Stress, no 1º semestre deste ano. A pesquisa foi desenvolvida sob a orientação da professora da Especialização, Carina Boeck.

O material passou a ser estruturado em 2017, sendo concluído em julho de 2019. Karstyn menciona que o objetivo desta pesquisa esteve relacionado com a avaliação da influência do estresse e da depressão na saúde física e mental de cuidadores de idosos com doenças neurodenerativas.

A autora explica que além dos referidos sintomas, a análise esteve interligada com a ingestão de cafeína e a associação entre estresse a sintomas depressivos com os biomarcadores salivares: cortisol, oxido nítrico e danos no DNA. Ponto enfatizado ao levar em consideração que estes cuidadores: “são altamente vulneráveis a situações de estresse e transtornos de humor em função da atividade desempenhada diariamente por estes profissionais”.

Segundo Karstyn, em razão do sintoma ter sido associado ao aumento do risco de desenvolvimentos de depressão, e dos estudos terem suportado a hipótese de que o consumo de cafeína poderia agir como fator protetivo independente, o artigo enfatizou a existência dessa associação: “A maioria dos 81 cuidadores da pesquisa apresentavam estresse e sintomas depressivos: "Na nossa população e de estudo não houve associação entre o consumo de cafeina ou de biomarcadores salivares com os níveis de estresse e sintomas depressivos nos participantes, mas o estresse foi associado com o uso de tabaco, o numero total de danos no DNA e principalmente com o nível educacional, sugerindo que um nível educacional mais elevado poderia reduzir os sintomas psicológicos de estresses desta população e diminuir dessa forma, os impactos negativos na qualidade de vida deles".

“O artigo é uma das minhas dissertações de Mestrado intitulada ‘Avaliação do estresse e depressão e sua associação com biomarcadores em cuidadores de idosos com doenças neurodegenetivas’ defendida em 2019”, explicou a autora. De acordo com ela, os resultados demonstram severa importância para a comunidade científica, embora as conclusões tenham partido por meio de uma análise diante de uma população pequena: “É urgente pensar em ações de suporte a estas pessoas, principalmente com atividades em grupo, uma vez que a qualidade de vida impacta diretamente na saúde, no bem-estar, nas relações interpessoais, bem como no cuidado prestado”.

Além dela, a pesquisa contou com a colaboração de: Laura Machado (Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida - UFN); Gabriela Iensen (PPG em Nanociências - UFN); Sophia Faria (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular - UFSM); Ismália Rodrigues (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular - UFSM); André Schuch (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular - UFSM); e Natielen Schuch (Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida - UFN).

Karstyn também salienta que a importância do tema perpassa o campo científico, ao agir diretamente com a sociedade, por intermédio de suas tratativas: “O grupo AMICA da UFN é um exemplo de ação interdisciplinar que une a Universidade com a comunidade, realizando diversas atividades para cuidadores de pessoas com doença de Alzheimer”. O grupo AMICA (Assistência Multidisciplinar Integrada aos Cuidadores de Pessoas com a Doença de Alzheimer) foi um dos parceiros da pesquisa durante seu desenvolvimento, o qual integrou à proposta, a participação voluntária destes profissionais.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo