Economia, Contábeis e Administração unificam matriz curricular Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/10/2018

O Cursos de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Administração da Universidade Franciscana passam, a partir de 2019, a contar com disciplinas integradas. A integração curricular de disciplinas ofertadas pelos três cursos busca contribuir para a interdisciplinaridade e compartilhamento de conhecimento entre alunos e professores.

Com aproximadamente 50% das matérias oferecidas em comum as três graduações, a coordenadora e professora do Curso de Ciências Contábeis, Daniele Dias de Oliveira Bertagnolli, explica que as alterações buscam aproximar as temáticas conforme as necessidades do mercado de trabalho. “Focamos o aprendizado na perspectiva de gestão e negócios. Partindo desse ponto, a integração busca uma formação mais completa diante das novas dinâmicas e exigências das atuações profissionais”.

Uma das vantagens das interações de alunos de diferentes cursos, é a oportunidade de ampliar perspectivas acadêmicas, diante de pontos de vista diferenciados, tendo, cada um, sua especificidade. “Na Feira de Negócios, por exemplo, alunos dos três cursos pensam em problemas reais de empresas, simulando possíveis soluções integradas de forma mais completa”, explicou Daniele.

Optativas com certificações
Outra oportunidade que a nova matriz vai oferecer são as certificações adicionais, que podem ser adquiridas por meio de optativas em disciplinas de áreas específicas, como Finanças, Agronegócio, Gestão Pública, que podem ser aproveitadas pelos alunos dos três cursos, e Controladoria, que está disponível apenas para as Ciências Contábeis. No currículo, o aluno precisa cumprir a carga horária de 34h de disciplinas optativas de seu gosto. Essa inovação vai garantir ao aluno, além do diploma de bacharel ao final de sua graduação, o certificado adicional dessas optativas cursadas, enriquecendo seu histórico acadêmico e profissional.

Ainda conforme Daniele, a era digital vem contribuindo para estas mudanças. “Agora temos novas estruturas para adequar a própria contabilidade e a fiscalização tributária a essa linguagem digital. Hoje em dia nós não imprimimos mais livros contábeis, e sim geramos e enviamos digitalmente os arquivos aos órgãos”.

Visando abraçar essas reformulações, será oferecida também a disciplina prática de Escrituração Contábil, dividida em três módulos, para que o aluno tenha contato desde o primeiro semestre com a parte prática que envolve lidar com programas como o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

Estágios práticos tornam-se obrigatórios
Os estágios foram pensados de forma a oferecer possibilidades práticas ao estudante, como a atuação junto ao fórum e a Prefeitura de Santa Maria. Aos alunos que não possuem disponibilidade de participar dos estágios diurnos, existe a opção do Assessoramento de Entidades Sem Fins Lucrativos, que é oferecida durante a noite.

Outro projeto destacado por Daniele é o Núcleo de Apoio Contábil e FiScal (NAF), atividade voluntária vinculada a Receita Federal, aonde os alunos atuam na prestação de atendimento às Pessoas Físicas da comunidade, solucionando problemas mais simples, aliviando a demanda que é recebida pela Receita. Essa atividade pode ser revertida em horas complementares, ou até mesmo em um estágio.

Daniele considera que esse novo currículo foi pensado de forma a atrair a atenção do aluno desde o início, que antes era permeado por muita teoria nos semestres iniciais. Espera-se que com isso, que o profissional em gestão e negócios amplie seus horizontes para além da parte contábil, ou administrativa, podendo atuar em ambientes multiprofissionais e versáteis.

Texto: Thayane Rodrigues – estagiária jornalismo
Edição: Assecom