Doutorando do PPGNano desenvolve pesquisa sobre tratamento avançado de águas residuárias Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/12/2021

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Nanociências (PPG Nano) da Universidade Franciscana (UFN), Leandro Oviedo, teve sua pesquisa ‘Síntese e caracterização de nanozeólita a partir de resíduos (agro)industriais para aplicação em fotocatálise heterogênea’, publicada na revista científica Environmental Science and Pollution Research, disponível on-line no site PubMed.gov. Divulgado no 2º semestre deste ano, o material teve orientação do professor do PPGNano, William Leonardo da Silva.

O estudo consiste em preparar um nanomaterial (nanocatalisador, nanozeólita dopado com nanopartículas de titânio) a partir de resíduos industriais (lodo residual de estação de tratamento de água de abastecimento) e agroindustriais (cascas de arroz) para remoção de corantes sintéticos de águas residuárias. Segundo o autor, o corante selecionado para a realização do artigo foi a Rodamina B (RhB), que apresenta caráter carcinogênico e é considerado “possível causador de desequilíbrio em ecossistemas”, além de ser tóxico aos organismos vivos.

“Atualmente, estamos seguindo na mesma linha de pesquisa. No entanto, ela se estende à remoção de mais de um corante sintético da água simultaneamente. Processo denominado - remoção multicomponente de corantes sintéticos -, por meio de adsorção e fotocatálise heterogênea”, ressalta Leandro. Ele acrescenta que o projeto visa a extração de poluentes caracterizados por suas difíceis remoções por intermédio de tratamentos convencionais de águas residuárias: "No processo avançado (fotocatálise heterogênea) utilizam-se resíduos como catalisadores do processo, que são ativados por energia, além de aproveitarem as próprias moléculas da água (a ser tratada) e o oxigênio dissolvido como reagentes”.

O resultado obtido é uma água residuária com baixíssima concentração de corantes e geração de resíduos (que consistem em água e dióxido de carbono). O docente e orientador, William, também destaca que a finalidade da pesquisa é ligada ao “reaproveitamento de componentes (agro)industriais para preparação de substâncias alternativas, focando no desenvolvimento sustentável”.

O artigo começou a ser elaborado em agosto de 2019 e foi finalizado em agosto de 2021, contando com a coorientação do docente do curso de Engenharia Química, Cristiano Rhoden, e com a colaboração de: Pâmela Muraro (Doutoranda no PPGNano), Giovani Pavoski (Escola Politécnica de Engenharia Química – Universidade de São Paulo/USP), Denise Espinosa (Escola Politécnica de Engenharia Química - USP), Yolice Ruiz (Departamento de Química Fundamental - Universidade Federal de Pernambuco /UFPE) e André Galembeck (Departamento de Química fundamental - Universidade Federal de Pernambuco/UFPE).

Leandro destaca que o Brasil possui excelentes materiais residuais e subprodutos industriais, os quais podem ser utilizados como matéria-prima na produção de nanomateriais alternativos, tanto para a aplicação no tratamento de água, como no desenvolvimento de nanomateriais biocompatíveis e nanomateriais com propriedades antimicrobianas. “A química verde garante resultados promissores na pesquisa e propõe alternativas econômicas ambientalmente viáveis do ponto de vista tecnológico”, conclui o estudante.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo