Docentes e estudantes da UFN participam de Congresso Íberoamericano de Pesquisa Qualitativa em Saúde Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/09/2018

Estudantes e professores dos cursos de Enfermagem e Odontologia da Universidade Franciscana participaram do VII Congresso Iberoamericano de Pesquisa Qualitativa em Saúde.

O evento ocorreu entre os dias 04 e 07 de setembro, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.

Os cursos foram representados pelos estudantes de Odontologia Abdel Suleiman, Amanda Bonafé e Maiara Segatto, a Psicóloga Danielle Visentini e as professoras Regina Gema Santini Costenaro, Aline Krüger Batista e Irmã Dirce Stein Backes.

No total, foram sete trabalhos apresentados e um livro lançado pela professora Regina, intitulado: ‘Metodologia da pesquisa para a enfermagem e Saúde’.

Durante o Congresso foram levantados diversos aspectos metodológicos e operacionais da pesquisa qualitativa, além de diferentes ferramentas para análise dos dados.

Ainda, foram abordadas questões relacionadas a grupos sociais vulneráveis, à ética na pesquisa, à medicalização da vida, à mídia e às redes sociais na pesquisa qualitativa e ao fortalecimento da identidade e da colaboração ibero-americana da pesquisa qualitativa em saúde.

O objetivo do congresso foi promover a investigação qualitativa em saúde na Ibero-América, como aconteceu nos eventos anteriores realizados no México (2003), na Espanha (2005), em Porto Rico (2008), no Brasil (2010), em Portugal (2012), na Colômbia (2014) e na Espanha (2016).