Docentes e egresso da UFN lançam livros durante Seminário Internacional do Mehl Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/08/2019

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo

Docentes e um egresso da Universidade Franciscana lançaram dois livros durante o XVII Seminário Internacional de Letras, II Seminário Internacional de Ensino em Humanidades e Linguagens e a XIX Jornada Nacional da Educação.

A obra ‘Uma História Feudal’ foi desenvolvida pelo egresso do Curso de História da UFN, Augusto Russini, com orientação da professora Elsbeth Léia Spode Becker, hoje coordenadora do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens.

A criação do livro surgiu através da dissertação “O ensino de geografia e história na pós-modernidade: Os desafios e as possibilidades das multimodalidades e das tecnologias”, que fez Augusto realizar pesquisas em escolas municipais de Santa Maria e entrevistar professores de história e geografia, para descobrir formas de melhorar o ensino aos alunos.

“O livro tem o objetivo de mostrar para as crianças uma visão diferente sobre a história feudal, facilitando o entendimento por meio de imagens e pequenos textos”, explicou o autor.

A obra pode ser encontrada no Portal eduCapes, onde a narrativa é contada através de imagens, com trilha sonora.

Além deste, foi lançado, também, o e-book ‘Geografia em Pauta: trajetórias em ensino, pesquisa e extensão’, organizado pela coordenadora do curso de Geografia EaD da UFN, professora Ail Conceição Meirelles, em parceria com outros docentes da instituição.

O livro apresenta artigos, questionamentos acadêmicos no domínio do ensino, da pesquisa e extensão. As pesquisas realizadas no e-book são destinadas a acadêmicos da área de Ciências Humanas, profissionais na área educacional e interessados em poder discutir, trocar ideias sobre temas como humanidades, meio ambiente, questões geográficas e históricas.

“É grande a importância desse e-book pois reafirma o pensamento sobre tempo, espaço, território, paisagens e questões ambientais. Além de motivar os leitores a olharem os temas de uma forma mais técnica e acadêmica”, ressaltou Ail.

O e-book pode ser encontrado na página da Editora UFN, Facebook ou clicando aqui