Docentes de Farmácia produzem álcool em gel 70% Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/03/2020

Docentes do curso de Farmácia da Universidade Franciscana estão desde a segunda-feira, dia 23 de março, trabalhando na produção de álcool em gel 70%. O trabalho vem sendo realizado no Laboratório de Farmacotécnica do curso de Graduação da UFN.

A previsão é que durante toda essa semana tenha sido produzido 150 litros de álcool em gel, que serão destinados à locais de atendimento à saúde.

São 4 professores envolvidos: Camila Franco, Jane Limberger, Marcos Santos e Mineia Blattes. Apesar de terem recebido a oferta de ajuda dos alunos, os docentes decidiram por manter um grupo reduzido de pessoas, para a garantia da segurança de todos e, também, do produto.

“Mesmo sendo um laboratório de aula, estamos produzindo conforme todas as normas padronizadas para produção do álcool em gel. Mas a produção é manual. Além disso, não temos grandes estoques dos polímeros, então, estamos usando todos os insumos que temos para a produção, usando diferentes matérias primas, o que exige ajustes constantes de formulação”, explicou a professora do curso de Farmácia, Profa. Jane Limberger.

Além dos integrantes da UFN, a UFSM também está unindo seus esforços para produção de álcool gel que está sendo destinado aos hospitais e unidades básicas que compõe o Sistema Único de Saúde.

“Nós já iniciamos a produção com os insumos que temos, mas estamos aguardando a chegada de novos materiais para continuar a produção. Isso deve ocorrer na metade da semana que vem”, ressaltou Jane.

O grupo também recebeu doação de frascos da CVI Refrigerantes, negociado pelo Setor de Patrimônio da UFN, que também está tomando providências para a compra de polímeros e demais insumos.

No momento, não estão sendo previstas doações de álcool em gel para a população, visto que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, a ação mais efetiva ainda é lavar as mãos com água e sabão, para a prevenção da COVID-19. O álcool em gel terá mais utilidade em hospitais e estabelecimentos de saúde.

Saiba mais aqui.