Docentes de Arquitetura e Jornalismo lançam exemplar na Feira do Livro Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
02/05/2019

O feriado do Dia do Trabalho fez com que um grande público passasse pela Praça Saldanha Marinho e prestigiasse o lançamento do livro infantil “Lelé João-de-Barro: Arquiteto de Histórias”, durante a 46ª Feira do Livro de Santa Maria. O lançamento manteve cheia a fila para autógrafos ao longo da tarde de quarta-feira, 1º de maio.

O exemplar é escrito e elaborado por três docentes da Universidade Franciscana, Clarissa Pereira e Daniel Pereyron, do curso de Arquitetura e Urbanismo, e Neli Mombelli, que dá aula para o curso de Jornalismo. Os autores fazem parte da equipe que trabalha no projeto de restauração do Sobrado da TV OVO. A publicação ainda conta com a participação da arquiteta Annelise Weber, egressa da UFN.

O livro de capa amarela é estampado pelo desenho de um pequeno e alegre pássaro ao lado da reconhecida arquitetura do Sobrado da TV OVO, e busca conscientizar as crianças e seus familiares em relação ao patrimônio local.

Lelé é um João-de-Barro arquiteto que mora em uma casinha construída em uma árvore florida chamada Jasmim, que fica localizada ao lado do Sobrado que hoje abriga a sede da TV OVO. A árvore e o casarão são personagens reais que podem ser encontrados na rua Floriano Peixoto, esquina com a Ernesto Beck. A história faz um passeio pelo patrimônio cultural da cidade de Santa Maria, saindo do Theatro Treze de Maio, que fica localizado na Praça Saldanha Marinho, e segue até o Sobrado.

“A proposta do livro surge juntamente ao movimento que deu origem a um coletivo de defesa ao patrimônio da cidade, ainda no final do ano passado, devido às alterações no Plano Diretor. Nós decidimos, então, trabalhar a educação patrimonial com as crianças e seus familiares, pois o livro tem vários níveis de dificuldade. A história foca no casarão pois já tínhamos bastante material sobre ele, mas nós queremos dar continuidade, e falar também sobre o Art Déco e o modernismo, estilos que são representativos na cidade”, explica Neli Mombelli, responsável pela criação da parte textual do livro, bem como por sua edição e organização.

De acordo com Daniel Pereyron, o exemplar fala sobre o que é importante no patrimônio, e como as crianças de hoje vão entender esse patrimônio amanhã, quando adultas. “Criamos um produto que pudesse falar e trazer para a linguagem da criança a importância desse patrimônio e como elas podem se relacionar com os prédios e entender porque eles são importantes no futuro, em um mundo que é muito digital e muito rápido. A primeira publicação é focada no ecletismo, pois é o estilo do casarão, mas já estamos pensando em abordagens diferentes para os próximos”, relata Daniel Pereyron, responsável pelas ilustrações do livro. 


A aventura de Lelé exercita o olhar das crianças para que criem memórias e o sentimento de pertencimento à cidade, proporcionando o contato com o patrimônio histórico e seus prédios mais antigos para que quando estas se tornem adultas, valorizem a importância da história da cidade. O livro é uma proposta para que as crianças se apropriem da cidade, elaborando vínculos afetivos. 

“O livro é resultado do trabalho entre três professores que tentaram se colocar na pele do leigo que não entende nada sobre arquitetura. A história é um recado para proteger a nossa história, e a ideia me surgiu enquanto eu observava a minha filha colorindo um de seus livros. Eu me lembro de pensar em como falta esse tipo de material para e sobre a arquitetura, não precisando ser algo muito elaborado. Então pensei: e se a gente começasse a desenhar a nossa cidade para que as crianças pudessem pintar? Nisso surgiu o Lelé João-de-Barro”, explica Clarissa Pereira, que colaborou nas ilustrações da publicação.

João de Barro, o protagonista Lelé, pode ser recortado de uma das páginas do livro e montado em forma de origami. A publicação ainda conta com brincadeiras de ligar os pontos, encontrar os erros, peças para recortar, desenhos para colorir e outras atividades educativas que abordam a temática da arquitetura da cidade de forma divertida.

Mais informações sobre onde o livro pode ser encontrado durante a 46ª Feira do Livro de Santa Maria podem ser obtidas clicando aqui


Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Imagem: Acadêmica de Publicidade e Propaganda Beatriz Bessow/LABFEM/UFN


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação