Docentes da UFN têm projetos aprovados no Programa Pesquisa para o SUS Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/01/2021

Três projetos, desenvolvidos por docentes dos cursos de Enfermagem e Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil da Universidade Franciscana, foram aprovados no Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde – PPSUS.

O PPSUS tem como finalidade apoiar e fortalecer o desenvolvimento de projetos de pesquisa que busquem soluções para as prioridades de saúde no contexto do Sistema Único de Saúde – SUS.

Os projetos aprovados foram os seguintes:

-> “Qualificação da rede de atenção à saúde materno-infantil na região central do Rio Grande do Sul”, proposto pela professora Dirce Stein Backes.
-> “Redução de Gravidez e Infecções Sexualmente Transmissíveis na adolescência por meio de estratégias intersetoriais de educação em saúde”, proposto pela professora Regina Gema Santini Costenaro.
-> “Qualificação do acompanhamento multiprofissional de saúde em relação ao crescimento e desenvolvimento infantil na região central do Rio Grande do Sul”, proposto pela professora Rosiane Filipin Rangel.

De acordo com Dirce Stein Backes, que também é coordenadora do Programa de Mestrado da UFN, foi uma conquista enorme pois, são três integrantes do referido mestrado com projetos aprovados. “São projetos para o Sistema Único de Saúde, financiados pelo Ministério da Saúde, e que para serem aprovados deveriam ser muito específicos para áreas estratégicas em benefício do SUS. Termos projetos selecionados fortalece o programa em nível estadual e nacional. É uma grande conquista”, explica a docente.

Ainda, ela relata que agora, após análise rigorosa das pesquisas e aprovação, há um grande trabalho pela frente. Cada professor selecionado terá a sua disposição um aluno de iniciação científica por 2 anos, visto que o projeto tem essa vigência.

Dirce pretende desenvolver um software, com auxílio do professor Sylvio André Garcia Vieira, da área da tecnologia da UFN, para auxiliar as mães em relação a saúde materno-infantil, além de outras ideias que farão parte do projeto.

Além de conquistarem a aprovação, docentes do Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil da Universidade Franciscana também participaram como banca avaliadora de projetos enviados à FAPERGS por universidades de outros estados do Brasil.

O Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFN, professor Marcos Alexandre Alves, parabeniza às pesquisadoras do curso de Enfermagem e do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil pela aprovação dos seus respectivos projetos de pesquisa, mas, sobretudo, por se desafiarem a investir e trilhar a caminhada da Iniciação Científica, evidenciando a possibilidade de futuro e de construção de trajetórias profissionais consistentes pela pesquisa.

“Destaco a preocupação e papel da UFN na oferta de formação integral e de qualidade, a começar pela Iniciação Cientifica até o Pós-doutorado, que evidencia a importância do nosso ecossistema de ensino, pesquisa e inovação e os nossos pesquisadores e pesquisadoras, atestam a eficácia de nossas ações em prol da cultura científica e do desenvolvimento acadêmico e social”, finalizou.

O Programa é desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, vinculada à Secretaria da Inovação, Ciência e Tecnologia – SICT, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul – SES/RS, com o Ministério da Saúde – MS/Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde – Decit/SCTIE/MS e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.