Docentes da UFN publicam livro sobre processo formativo de professores Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
21/06/2021

Por meio da unificação de artigos produzidos por profissionais da área da educação, o livro ‘Universidade Franciscana e Escola: territórios compartilhados’ foi lançado no dia 16 de, em um encontro remoto via Google Meet. A obra é de autoria e organização das professoras da Universidade Franciscana (UFN), da Ms. Ail Meireles, docente do Curso de Pedagogia, e da Drª. Sandra Peixoto, da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

A obra apresenta artigos científicos que descrevem o processo formativo ocorrido entre profissionais de ensino da Rede Pública Municipal de Santa Maria, representantes do sistema de ensino da Secretaria de Município da Educação (SMED) e docentes formadores de todos os cursos de Licenciatura da UFN. A elaboração do material ocorreu através da parceria estabelecida entre as entidades.

Direcionado à professores e gestores de diferentes áreas do currículo escolar, bem como à famílias e alunos da comunidade educacional, a idealização do livro foi gerada a partir da culminância do processo formativo responsável pela constituição iniciativa da Direção de Ensino da Pró-Reitoria Acadêmica (PROAC) da instituição.

Durante o lançamento da obra, estiveram presentes: a Pró-reitora Acadêmica, professora Vanilde Bisognin; Diretora de Ensino da Proac, professora Janilse Fernandes Nunes; Secretaria de Educação de Santa Maria, professora Lúcia Madruga; professoras supervisoras da SMED; profissionais de ensino da Educação Básica; docentes da UFN e representantes dos formadores.

Serão disponibilizados exemplares físicos para as escolas da rede pública municipal de ensino de Santa Maria. A versão digital do livro também já pode ser acessada de maneira gratuita na aba ‘Recursos Pedagógicos’ presente no portal da UFN e disponível neste link.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo UFN