Docentes da UFN participam de SENPE e SINPE realizado em Curitiba Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/07/2023

Docentes do Curso de Enfermagem e do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN) participaram do 22º Seminário de Pesquisa em Enfermagem (SENPE) e o 3º Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem (SINPE), que teve como tema central ‘Pesquisa em enfermagem no diálogo com as dinâmicas globais’. As atividades foram promovidas pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e realizadas entre os dias 18 e 21 de julho, em Curitiba, Paraná. Participaram dos seminários as professoras da UFN Dirce Stein Backes, Claudia Zamberlan e Juliana Silveira Colomé.

O SENPE discutiu durante três dias o papel do Enfermeiro e dos Cursos de Pós-graduação na construção das linhas de pesquisa prioritárias para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável. As ações condizem a um evento nacional e internacional, de caráter científico, que congregou mais de mil enfermeiros do campo da pesquisa, da docência e da assistência. Também participaram estudantes de iniciação cientifica e de pós-graduação para debaterem e refletirem sobre os rumos da ciência da enfermagem, sua expansão, divulgação e consolidação.

Para a docente do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil e diretora de Ensino de Pós-graduação, Claudia Zamberlan, o Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem possibilitou importantes reflexões e discussões sobre a pesquisa na dinâmica global. “Foram momentos profícuos de construção e divulgação do conhecimento científico que tem por finalidade última, a consolidação da ciência de enfermagem. Conviver e partilhar saberes e práticas com pesquisadores dos diversos estados brasileiros tornou um momento único”, ressalta a diretora de Ensino.

A Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, professora Dirce Stein Backes comenta que além dos três dias de discussões sobre os desafios, avanços e expectativas da ciência da enfermagem, elas participaram de uma reunião dos coordenadores dos Programas de Pós-graduação onde discutiu-se critérios e encaminhamentos orientadores para a avaliação quadrienal em curso, novos direcionamentos da área e os próximos passos que precisam ser dados. “Apresentamos, também, seis trabalhos científicos que foram desenvolvidos com alunos da graduação e pós-Graduação e estabelecemos diversas parcerias com pesquisadores nacionais. Foram dias de muito aprendizado, partilha e convivência”, destaca a coordenadora. A professora acredita que ao participar deste evento saíram mais fortes e convictas de que estão no caminho, tendo potencial para avançar e projetar para mais longe.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Fotos: Divulgação/Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil