Docentes da UFN participam de lives comemorativas aos 50 anos da Bioética Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/10/2020

A Sociedade Brasileira de Bioética dos estados do Rio Grande do Sul e do Paraná criou um projeto com três lives comemorativas em relação aos 50 anos da Bioética. A iniciativa partiu do professor Diego Carlos Zanella, docente do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens e do curso de Graduação em Filosofia da Universidade Franciscana, e pelo professor Anor Sganzerla, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, ambos integrantes da Sociedade.

A primeira live foi realizada no mês de setembro, e elas se estendem até novembro, tendo em vista que acontecerá a segunda produção no dia 28 de outubro, com a temática “O conceito de bioética em Potter”. Será um bate-papo virtual entre os docentes Diego Zanella, da UFN, e Anor Sganzerla, da PUC-PR, com mediação do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa e docente de Filosofia da UFN, Prof. Marcos Alexandre Alves. A live é aberta ao público e será transmitida ao vivo pelo YouTube da Sociedade Brasileira de Bioética.

As lives apresentam a bioética de Potter, mostrando a recepção desse pensamento do continente latino-americano, especialmente no Brasil. Durante a primeira live foi realizado um pré-lançamento do livro “A Bioética de V.R.Potter: 50 anos depois”. Assista a live clicando aqui.

De acordo com Diego Zanella, Potter criou o termo “bioética” em 1970, então os diálogos estão tendo um direcionamento de fala sobre o tema, segundo a proposta do autor, que na história da própria bioética foi deixado um pouco de lado. O docente ainda ressalta que as lives tem como base a realidade brasileira, já que o autor tem uma contribuição muito significativa no país.

A última live está marcada para o dia 25 de novembro às 20h e abordará a temática “Ciência e sociedade em Potter”. Os convidados são Luca Valera, da PUC-Chile, e Thiago Rocha da Cunha, da PUC-PR, tendo como mediador os professores Diego Zanella - UFN e Anor Sganzerla - PUC-PR.

Texto:
Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN