Docentes da UFN palestram em conferência sobre mitocôndrias no Canadá Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/11/2019

Os docentes da Universidade Franciscana, professor Alencar Kolinski Machado, do curso de Biomedicina e do Programa de Pós-Graduação em Nanociências, e a professora Francine Carla Cadoná, do curso de Farmácia e do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida, participaram como palestrantes do “2nd Annual Conference of the Canada Mitochondrial Network and MitoCanada Foundation”.

Os professores da UFN ministraram a palestra “Brazilian Native Products: Potential Alternatives for Drug/Supplement Development against Mitochondrial Dysfunction".

Nela, os pesquisadores explanaram sobre diferentes produtos de origem natural do Brasil para a recuperação do funcionamento das mitocôndrias - organelas importantes para a produção de energia e para o mantimento do bom funcionamento das células. Além disso, o professor Alencar ainda destacou as possibilidades de aplicação da nanotecnologia nesta área do conhecimento.

Junto aos docentes da UFN, esteve a professora Mirian Salvador, da Universidade de Caxias do Sul, que é colaboradora de pesquisas realizadas na Universidade Franciscana.

Os estudos apresentados foram desenvolvidos em colaboração com a Dra. Ana Cristina Andreazza, da University of Toronto, a qual é Diretora Científica e Fundadora do ‘The Canada Mitochondrial Network’, sendo a promotora do evento.

“A participação neste evento foi de grande validade para podermos expor as pesquisas que estamos realizando na Universidade Franciscana, para fortalecermos interações já existentes e também para criarmos novas colaborações internacionais. Acreditamos que a internacionalização seja uma das potencialidades da nossa instituição e que dessa forma podemos qualificar ainda mais nossas produções e a formação de recursos humanos", finalizou Alencar Kolinski Machado.

O evento ocorreu no dia 2 de novembro, na cidade de Toronto, no Canadá.