Docentes da UFN lançam livro ‘Upgrade: Jogos, Entretenimento e Cultura’ Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/05/2021

Em abril deste ano, o professor Fabrício Tonetto Londero, do curso de Jogos Digitais e a professora Graziela Frainer Knoll, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana (UFN), lançaram o seu projeto em conjunto: o livro ‘Upgrade: Jogos, Entretenimento e Cultura’.

A publicação teve sua criação iniciada em agosto de 2020, quando os docentes realizaram uma pesquisa que constatou a existência de uma grande demanda de artigos e de interessados em aprofundar seus estudos no universo dos jogos digitais, principalmente no âmbito acadêmico.

Desse modo, a necessidade de aplicar este tema em diferentes contextos como em setores da saúde, educação e ensino tornou-se um objetivo para ambos. Assim, o projeto começou a ser construído e pensado além dos jogos digitais, com a inclusão na área de jogos analógicos, na arte, na literatura, na inclusão social, na terapia ocupacional e em aspectos específicos, como inteligência artificial, modelagem 3D e demais metodologias.

Os conteúdos foram reunidos em um único projeto através da realização de uma chamada de artigos feita por meio de divulgação em redes sociais e contato com instituições de Ensino Superior do país. Segundo o professor Fabrício Tonetto Londero, a inciativa foi um sucesso com grande adesão à seleção. Ao final, 12 artigos foram escolhidos para compor o livro.

Entre os selecionados, estão artigos da UFN, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Instituto Federal Farroupilha de São Borja (IFFar) e de autores do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pará. Todo o procedimento de seleção e de contatos foram realizados de maneira virtual, por conta dos protocolos estabelecidos pela pandemia da Covid-19.

“Depois de muito esforço, conseguimos fazer algo que era uma vontade antiga, elaborar um livro que abordasse jogos. Nesta obra, com grande valor sentimental, são apresentados artigos de pessoas maravilhosas que conheci ao longo de minha jornada acadêmica e profissional, além de outras que tive o privilégio de conhecer durante esta construção”, relata o professor Fabrício.

O lançamento do e-book ocorreu em abril deste ano e está disponível para download gratuito no site da Pimenta Cultural, editora da obra, e nas páginas da Academia.Edu e do Google Books. A versão física está prevista para ser lançada na primeira semana de junho deste ano.

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo
Imagem: Divulgação/ Cursos de Jogos Digitais e Publicidade e Propaganda