Docentes da UFN apresentam pesquisa em Congresso Europeu de Pneumologia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/11/2020

Com o objetivo de integrar assuntos referentes à cardiologia e pneumologia, docentes da Universidade Franciscana (UFN) participaram da elaboração de um projeto de pesquisa sobre “Tabagismo e evolução hospitalar de pacientes com infarto do miocárdio com elevação do segmento ST em hospital público universitário brasileiro”. Ele foi apresentado no Congresso Europeu de Pneumologia - ERS (European Respiratory Society) de 2020, no dia 24 de agosto, de modo virtual, e teve o resumo publicado no European Respiratory Journal, uma das revistas científicas mais importantes da pneumologia e medicina atualmente.

Os docentes Anibal Pereira, professor de cardiologia no curso de Medicina da UFN, e Clândio Marques, professor no curso de Matemática da UFN, avaliaram a relação entre o tabagismo e os desfechos hospitalares de pacientes com infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST (IAMCSST), no Hospital Universitário de Santa Maria.

O estudo envolveu pessoas com histórico de infarto, atendidas pelo Hospital Universitário de Santa Maria, de 2016 até 2019. No grupo de pesquisa estão docentes da UFN, em parceria com professores do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre, acadêmicos e professores da UFSM. A apresentação “on-line” dos resultados da pesquisa foi realizada por uma das pesquisadoras, a professora Alessandra Fleig, docente do curso de Medicina da UFSM. Participaram dela, 230 pessoas não fumantes, fumantes atuais e ex-fumantes. Foram avaliadas características clínicas, tempo de internação, mortalidade por todas as causas e eventos cardiovasculares maiores (MACE, definido como o composto de mortalidade total, re-infarto, acidente vascular cerebral e parada cardíaca) durante o período intra-hospitalar.

Um dos responsáveis pelo projeto, o professor Anibal Abelin, comentou que o estudo avaliou se existia alguma diferença entre os pacientes tabagistas, ex-tabagistas e não tabagistas, internados com infarto, tanto em relação ao perfil dos pacientes quanto em relação aos desfechos, como morte e tempo de internação: “Os tabagistas tiveram um infarto com a idade média de 57 anos, enquanto os que nunca fumaram ou fumaram no passado, tiveram infarto com média de idade entre 63 e 64 anos”.

Por outro lado, encarregado de realizar as análises estatísticas do banco de dados da pesquisa, o professor Clândio Marques comentou a respeito da importância da Bioestatística no projeto e ressaltou o trabalho da matemática na área da saúde. “O que o matemático precisa, é dedicar-se e se especializar na área que deseja. O objetivo principal da bioestatística é fazer com que o profissional adquira competências que lhe permitam ler artigos, utilizar softwares estatísticos, realizar e reportar análise estatísticas e escrever artigos científicos. Sem dúvida, aplicar o conhecimento numa área voltada à saúde, prova que o matemático pode atuar, igualmente, em outros setores”, explicou o docente.

Considerada a conferência mundial mais importante da pneumologia, o Congresso Europeu de Pneumologia reuniu mais de 450 sessões científicas e educacionais ao longo de sua realização. Fator este que impulsionou o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas.

“A importância é mantermos grupos de pesquisa ativos, para que fiquem mais ambientados com publicações de alto impacto, com apresentação em congressos internacionais e envolvimento de pesquisa regional e nacional, ou internacional”, frisou Anibal.

O professor também destacou “a importância de identificar fatores que estão relacionados com o desenvolvimento de doenças na nossa comunidade, assim como orientar estratégias de prevenção no nosso meio”.

A pesquisa já está disponível no portal do European Respiratory Journal e no portal e-Learning Resources, o canal de ensino da Sociedade Europeia de Pneumologia.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário Jornalismo UFN
*Com informações da Assessoria de Imprensa do ICOR