Docentes criam blog para compartilhar vivências extensionistas Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/01/2021

Cursos da área de negócios da Universidade Franciscana, como Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Cursos Tecnólogos em Gestão - EaD, tiveram uma iniciativa ao longo do segundo semestre de 2020, no que diz respeito à extensão universitária. Com o intuito de compartilhar experiências e construir um canal de diálogo aberto, os docentes colocaram no ar um blog, assim chamado de “Relatos de Extensão Universitária”.

O blog foi criado com o objetivo de se tornar permanente, sendo alimentado mensalmente com textos dos professores das disciplinas extensionistas. No ambiente online serão relatadas as vivências de cada disciplina, seus desafios, os planejamentos, as atividades desenvolvidas e os resultados apresentados.
Segundo a Profa. Janaina Marchi, a ideia do blog é ser um canal de construção de saberes a partir da experiência real de cada professor.

Para a docente, o blog irá servir como um espaço de inspiração sobre a extensão universitária, se tornando um canal de troca, onde os professores, alunos e comunidade acadêmica, possam se sentir convidados a compartilhar suas ideias e aprender uns com os outros. “Sabemos o quanto fazer extensão vem tornando-se um desafio cada vez mais presente nas instituições de ensino superior, por isso, torna-se tão importante, termos espaços diversos para dialogar sobre esse assunto, buscando referências e exemplos que possam nos ajudar na construção de nossas práticas docentes”, enfatiza a Profa.

O grupo docente percebe um crescimento e amadurecimento em seus papéis, sobre a prática da extensão e em como realizá-la. Os professores identificam um momento de constante avaliação e reavaliação de suas atividades, visando uma melhora em seus resultados.

A criação do blog é um dos resultados do quanto os profissionais estão buscando uma certa identidade e caminhando para uma evolução em como fazer extensão e em como tornar a extensão um fator agregador, não só para a formação de alunos mas também para a sociedade.

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN
Imagens: reprodução / Blog Relatos de Extensão Universitária