Docente traduz documento sobre Saúde Sexual e Direitos Humanos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
01/09/2020

Docente do curso de Enfermagem e Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil da Universidade, Profa. Martha Souza participou da tradução e adaptação transcultural do documento “Saúde Sexual, Direitos Humanos e a Lei no Brasil”, criado pela Organização Mundial da Saúde, no ano de 2015.

Isso por que Martha faz parte do Grupo Temático Saúde da População LGBTI+ (GT LGBTI+/ Abrasco), que é coordenado pelo Prof. Marcos Signorelli, da Universidade Federal do Paraná, e que assumiu a tarefa de traduzir o documento, em virtude da falta de material em Língua Portuguesa que orientassem as políticas de saúde voltadas ao público LGBTI+.

O arquivo foi organizado em cinco sessões, abordando:
- saúde sexual;
- eliminação do estigma e discriminação no acesso a serviços de saúde;
- orientações para atender às necessidades específicas de determinadas populações;
- educação e direito à informações;
- violência sexual, abuso sexual de crianças, violência baseada na expressão ou no comportamento sexual ou percebido (LGBTIfobia), tráfico de pessoas para prostituição, mutilação genital feminina;
- práticas coercitivas em serviços que afetam a saúde sexual e a sexualidade.

Com o objetivo de disponibilizar o documento a sociedade, o grupo realizou o lançamento da nova versão em 20 de agosto, no Ágora Abrasco, com o debate “Saúde Sexual, Direitos Humanos e a Lei: reflexões a partir da tradução para o português da diretriz da OMS”. 

Estiveram presentes no lançamento os convidados, Profa. Daniela Knauth, da UFRGS e Integrante do GT Gênero e Saúde/Abrasco, Alicia Krueger, PresidenTRA da Associação Brasileira de Profissionais pela Saúde Integral de Travestis, Transexuais e Intersexos (ABRASITTI), além de Martha Souza, da Universidade Franciscana – UFN. A tradução do documento foi realizada no âmbito do projeto interinstitucional entre UFRGS, IFRS e UFPR. 

“Foi uma experiência que envolveu muito aprendizado e certamente a honra de estar entre pesquisadoras(es) de renome internacional, tais como o Prof. Marcos Signorell, Daniela Knauth e Alicia Kruger”, ressaltou Martha Souza sobre o trabalho, que teve coordenação dos professores Daniel Canavese (UFRGS) e Maurício Polidoro (IFRS/Restinga).

O documento original, organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerado um dos poucos que trazem diretrizes internacionais sobre a saúde que orienta as coletividades na condução de políticas e ações preventivas e promoção à saúde. 

Acesse aqui para acessar o documento na versão original e traduzida.


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação