Docente de Linguística ministra aula sobre Neurociência para o Curso de Letras Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
17/12/2019

O Curso de Letras da Universidade Franciscana convidou a professora Aline Lorandi, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, para uma web conferência sobre o funcionamento do cérebro, aprendizagem geral e aprendizagem de línguas.

Aline Lorandi, que possui doutorado pela PUC-RS, realizou parte de seu doutoramento na University of London, com orientação de Annette Karmiloff-Smith, professora que fora orientada pelo próprio Jean Piaget, que foi biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX.

Em sua aula, a professora mostrou um panorama geral do funcionamento do cérebro e como o seu entendimento auxilia professores no momento de desenvolver atividades em sala de aula, tanto no ensino de língua estrangeira, como de maneira geral.

A atividade foi desde explicações sobre os tipos de atenção disponíveis para os seres humanos e formas de memorização, até em estratégias de aplicação em sala de aula para descobrir as diversas formas de aprender conhecimento.

De acordo com o coordenador do curso de Letras, professor Erick Callegaro, a aula via Skype foi uma excelente maneira de reunir conhecimentos que não mais podem ser divididos: ensino, neurociência e aprendizagem.