Docente da UFN participou do ‘II Simposio Educación Matemática Virtual’ Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/05/2021

Realizado nos dias 13 e 14 de maio, no canal do YouTube do Departamento Ciencias Básicas da Universidade Nacional de Luján (UNLu – Argentina), o encontro internacional do ‘II Simposio Educación Matemática Virtual’ reuniu docentes e pesquisadores ligados à área da Educação Matemática. E contou com a participação do professor Dr. José Leivas representando o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCIMAT), da Universidade Franciscana (UFN).

Leivas é diretor regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Rio Grande do Sul (SBEM) e tem trabalhos voltados para a área de geometria, além de atuar como líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria (GEPGEO). Durante o evento, ele proferiu uma conferência sobre Malba Tahan, considerado um dos precursores da educação matemática. O docente apresentou sua pesquisa intitulada de ‘Viajando pelas Arábias’: “Escolhi o tema em razão de estarmos no mês de maio, período em que é comemorado o Dia Nacional da Matemática (6). Então, decidi trazer algo relacionado à comemoração desta data”.

Diante da pauta, o professor elaborou uma história baseada nos contos do pesquisador para ser apresentada a seu grupo composto por: Dr. Juan Nápoles Valdes (Universidade Nacional do Nordeste), Lic. Jorge Sagula (Universidade Nacional de Luján e Universidade Católica de Petrópolis), Dr. Osvaldo Velázquez (Colômbia) e Dr. Rafael Lorenzo (Cuba). Além deles, as palestras reuniram 11 conferencistas e 20 participantes, todos estudiosos da área.

Os objetivos do seminário giraram em torno de pesquisas e tendências aplicadas no sistema educacional da atualidade, ao abordar conteúdos ligados à educação no referido setor, em amplitude internacional. “Hoje, observamos o ensino da matemática como forma de aprendizagem mais significativa e eficiente, em que o aluno seja um partícipe”, completou Leivas.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo