Docente da UFN participa do XIII Congresso Brasileiro de Bioética Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/10/2019

O docente do curso de Filosofia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (Mehl) da Universidade Franciscana, professor Diego Carlos Zanella, representou a UFN no XIII Congresso Brasileiro de Bioética, realizado nos dias 15 a 18 de outubro, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), em Goiânia.

Diego apresentou o trabalho “Bioética e Formação para Cidadania”, onde aborda a contribuição da bioética para a formação cidadã. Segundo ele, é importante refletir sobre qual é o papel da educação em bioética frente aos principais desafios globais, como, por exemplo, a convivência, não só entre as pessoas dos mesmos povos, mas entre as nações. Além disso, ele também destaca que é necessário pensar na responsabilidade que se tem como ser humano nas crises ambientais que o planeta sofre.

“Nas sociedades modernas de hoje, percebe-se diferentes transformações sociais ou crises que estão associadas a fatores políticos, econômicos, culturais e educacionais. Essas mudanças afetam as relações sociais à medida que consolidam uma individualidade baseada no egoísmo, na qual os interesses particulares são privilegiados em detrimento dos sociais. Nesse sentido, a bioética permite pensar sobre essa crise e, dessa forma, fornecer os elementos necessários para que as pessoas deliberem e reflitam sobre esses problemas”, explicou o pesquisador.

Junto ao Congresso Brasileiro de Bioética, também foi realizado o V Congresso Brasileiro de Bioética Clínica e, também, a I Jornada Brasileira de Ética em Pesquisa. No evento, como um todo, foram apresentadas várias conferências e mesas-redondas que tratavam das questões éticas de temas diversos. Um dos principais temas abordados foi a retomada da 16ª Conferência Nacional de Saúde, cujo tema foi “Democracia e Saúde”.

Entre os demais temas abordados estão: inteligência artificial, SUS, saúde, democracia, direitos humanos, atenção psiquiátrica e psicossocial, direito médico, fundamentos filosóficos da bioética, bioética e educação, bioética e direitos dos pacientes, bioética social e política, bioética e violência obstétrica, cenários críticos, inquietações atuais sobre ética em pesquisa no Brasil, bioética e terminalidade da vida, entre outros.

Na foto acima, estão:

- Anor Sganzerla, professor do Mestrado em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), grande amigo e colaborador em várias publicações,das quais destaco o livro inédito que publicamos no ano passado junto com nosso querido Pe. Leo Pessini (in memoriam): PESSINI, L.; SGANZERLA, A.; ZANELLA,D.C. (Orgs.). Van Rensselaer Potter: um bioeticista original. São Paulo:Loyola, 2018.

- Roberta Ferraço Scolforo, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professora de bioética e direito médico, amiga e colaboradora.