Docente da UFN participa de web conferência promovida pelo Município Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
17/06/2020

A docente do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil e do curso de Psicologia da UFN, professora Josiane Lieberknecht Wathier Abaid, participou de uma web conferência promovida pela Secretaria Municipal de Educação.

A participação se deu no dia 06 de junho, e foi disponibilizada via YouTube para pais e professores das escolas de ensino básico de Santa Maria, com o intuito de acolhê-los para dar apoio neste momento de distanciamento social e aulas remotas.

O projeto “Abraços Virtuais: Acolhendo nossas famílias" são web conferências com profissionais de diversas áreas. A professora Josiane participou da intitulada "Educação Positiva e os desafios dos pais em tempos de isolamento", na qual realizou falando sobre a educação positiva. Segundo a docente, esse ensino consiste em um manejo de situações que envolvem os filhos de forma a promover o desenvolvimento das crianças para que tenham melhor autoestima, sejam autônomos e empáticos.

“Sabe-se que a violência doméstica aumentou consideravelmente com o isolamento social. A situação atual desafia a comunicação não violenta entre pais e filhos e demais moradores na casa. Os pais e, sobretudo, as mães precisam ser acolhidas para que minimizem os repasses de afeto inadequados aos filhos. É importante fortalecer o lugar dos pais neste momento no desenvolvimento de seus filhos”, explicou professora Josiane, sobre a importância de abordar esses temas.

Em linguagem acessível aos pais, foi falado sobre como falar com o filho utilizando a comunicação positiva e motivá-lo a realizar as tarefas escolares à distância, assim como tolerar que talvez o melhor a fazer seja o possível.

“Foi enfatizada a temática das relações familiares respeitosas e afetivas em um contexto estressante como o da atual pandemia, mas sobretudo busquei acolher os pais que estão muito distantes de conseguir colocar em práticas os princípios da educação positiva, incentivando-os a não desistir, tentando um passo de cada vez, com estratégias para os pais regularem suas emoções, quando estiverem se sentindo muito instáveis diante das demandas desse período”, finalizou a docente.

A Universidade Franciscana possui um projeto de extensão sobre educação parental, que envolve graduandos do curso de Psicologia, mestrandos em Saúde Materno Infantil e psicólogos colaboradores. No momento as práticas com os pais não estão sendo realizadas, mas quem se interessar pode acessar o instagram @ProjetoPaisMaisUFN, e acompanhar as publicações com dicas para melhorar o relacionamento entre pais e filhos.

Quem não acompanhou a transmissão ao vivo, pode assistir ao vídeo abaixo, que ficou gravado na plataforma do YouTube: