Docente da UFN assume a presidência da Sociedade Rio-Grandense de Bioética Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
29/11/2019

O docente do curso de Filosofia, do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, e membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, da Universidade Franciscana, Prof. Diego Carlos Zanella, assumiu a presidência da Sociedade Rio-Grandense de Bioética - SORBI.

A eleição da nova equipe diretora da Sociedade ocorreu nesta quinta-feira, dia 28 de novembro, na sede da SORBI, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Junto à Diego Zanella, a professora do curso de Medicina da UFN, Joanine Girardi Kettner, também foi passa a integrar a nova diretoria, com o cargo de 2º secretária.

A SORBI é uma sociedade científica e sem fins lucrativos, cuja finalidade é promover a pesquisa e a divulgação da bioética no Estado do Rio Grande do Sul. Esta entidade é a representação regional da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), da qual o Professor Diego também é membro.

A nova diretoria, que assume a gestão 2020-2022, está assim composta:
Presidente:
Diego Carlos Zanella (UFN)
Vice-presidente: Lívia Haygert Pithan (PUCRS)
1º secretário: Marcelo Bonhemberger (PUCRS)
2º secretária: Joanine Girardi Kettner (UFN)
1º tesoureiro: Paulo Vinícius Sporleder de Souza (PUCRS)
2º tesoureiro: Leonardo Agostini (PUCRS)

Conselho fiscal:

Anelise Crippa Silva
Maria Eduarda Azambuja Amaral
Cristina Ferraz
Suplentes:
Alyson Souza
João Weber
Marianna Passos

Entre as metas da nova diretoria estão:
- retomar a divulgação da bioética no estado do Rio Grande do Sul;
- aumentar o número de sócios da sociedade, incluindo os Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e com Animais, Comitês de Bioética Hospitalares e outros órgãos que trabalham com a bioética;
- criar um evento itinerante para divulgar a bioética no estado do Rio Grande do Sul, o qual será organizado por uma universidade diferente em cada edição;
- manter e atualizar a Revista da SORBI;
- criar núcleos regionais de estudo em bioética para promover o protagonismo das instituições na divulgação da bioética.