Direito realiza lives com temas relacionados à profissão no viés da Covid-19 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
02/07/2020

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN

O curso de Direito da Universidade Franciscana vem realizando uma série de lives que compõem o “Ciclo de Conversação” organizado pela graduação. Nesta terça-feira, 02 de julho, às 20h pelo @ledireitoufn no Instagram, ocorre a live “Competências da União, Estados, DF e Municípios no combate à pandemia do Covid -19”, com participação do Prof. de Direito Constitucional e Internacional dos Cursos Damásio e Clio, Advogado, Doutor e Mestre em Direito pela USP, Ricardo Macau e mediação da Profª Drª, Liége Alendes de Souza, da UFN.

O “Ciclo de Conversação” é um projeto do curso de Direito da Universidade Franciscana em conjunto com o Laboratório de Extensão do curso. Trazendo uma série de professores para o compartilhamento de temáticas atuais, inovadoras e necessárias, o evento acontece de forma online e aberto ao público, sendo acompanhado pelo Instagram do Laboratório.

O projeto teve início no dia 25 de junho, com a live que recebeu Clever Vasconcelos, Doutor em direito pela USP, Promotor de Justiça e professor no Damásio de Jesus. Abordando a temática “Eleições 2020, O que já mudou e o que pode mudar neste ano”, de forma esclarecedora em virtude de assuntos atuais, como a votação de uma PEC, fake news e as mudanças nas datas de eleição.

A mediadora da primeira live, foi a Profa. Francielle Benini Agne Tybusch, que explica que as lives seguem uma linha temática livre, onde são abertas as possibilidades de tratar diversos assuntos que se fazem necessários no momento, priorizando um viés sobre a pandemia. Segundo ela, para os alunos é uma oportunidade de ganho muito grande onde já foi recebido após a primeira, um feedback positivo dos acadêmicos.

A Profa. Francielle explica que a iniciativa surgiu dentro do laboratório, em uma análise a respeito do evento desenvolvido no ano de 2019, “Seminário Teoria Jurídica, Cidadania e Globalização”. A ação do ano anterior, gerou um retorno positivo da comunidade acadêmica, o que motivou o curso a proporcionar uma nova alternativa de compartilhamento de ideias, diante de um momento atual de isolamento. Foi quando ela e a coordenadora do laboratório e também professora do curso, Liége Alendes viram a necessidade da continuidade de atividades deste formato.

Além das professoras presentes no projeto, há a participação dos estudantes do curso que realizam o engajamento nas redes sociais, realizando a divulgação, produção e na participação, dando ideias e temas para as próximas transmissões ao vivo. Para acompanhar e ficar por dentro das próximas lives, basta seguir e manter-se atualizado pelo Instagram do laboratório.