Diálogo Intercultural em Saúde reuniu estudantes em palestra de professora da Alemanha Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
09/06/2022

Com intuito de trocar experiências e discussões com os acadêmicos da Área da Saúde, o Workshop Diálogo Intercultural em Saúde reuniu estudantes e professores no salão do 7º andar, prédio 16 - Conjunto III da Universidade franciscana (UFN). O evento, que foi organizado pelo curso de Enfermagem, Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil e Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida, trouxe como convidada a professora Kerstin Hämel, da Universität Bilefeld (Alemanha).

Dentre as temáticas abordadas estiveram o Sistema de Saúde, Saúde Primária e Cuidados de Longa Duração na Alemanha. A palestrante também fez uma comparação de gastos e qualidade de atendimento entre a Alemanha e o Brasil, comentou sobre o grande número de cesáreas feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e interagiu com os estudantes, tirando suas dúvidas durante a conversa.

Por meio de sua realização, o evento também visou encorajar os acadêmicos a realizar intercâmbio, a fim de conhecer os sistemas de saúde de outros países. “Para mim, estes momentos de troca de cultura agregam muito no meu conhecimento, e eu acredito que para os meus colegas também. É muito bom saber que a nossa Universidade também proporciona que nós possamos fazer o intercâmbio, é muito enriquecedor para a nossa Graduação”, comentou a estudante Laura Pellegrin, que está no 2º semestre de Enfermagem.

A atividade contou com a moderação dos professores Dirce Stein Backes e Jovito Adiel Skupien, que ressaltaram a importância dessa integração e auxiliaram na tradução dos termos específicos para o maior entendimento dos alunos. “A professora Kerstin foi visitante aqui em 2019, já é a quarta vez que ela vem à UFN e também vai participar de uma banca de Mestrado. Nós temos uma grande parceria tanto no ensino, na pesquisa, projetos e artigos publicados”, acrescenta Dirce.

Texto e Fotos: Gabriela Neto / Estagiária de Jornalismo