Destaque internacional, rankings de melhores cursos e valorização da comunidade celebram os 68 anos da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/04/2023

68 anos a Universidade Franciscana (UFN) impulsiona a construção e a socialização do conhecimento humano e técnico-científico em vista da integralidade da vida. E, este é mais um 27 de abril em que celebramos o aniversário da Universidade santa-mariense que investe na formação humana e científica, são mais de 30 mil profissionais formados que, do centro do Rio Grande do Sul, transformam a realidade local ou partiram para o mundo, perto ou longe daqui. Tudo isso construído em um ambiente universitário plural e criativo, propício à discussão, ao diálogo, à escuta e ao aprofundamento de ideias afins ou divergentes as quais favorecem a construção do conhecimento e a formação profissional.

Nos últimos cinco anos a UFN se consolidou como universidade e assume com destaque rankings de qualidade frente a instituições nacionais: 1ª melhor universidade privada da região, 4ª melhor universidade comunitária do Rio Grande do Sul e na 5ª posição dentre as universidades católicas do Brasil. Com um olhar contemporâneo atento às necessidades do jovem, à sua linguagem e à maneira de se conectar com o mundo, atualmente conta com mais de 30 cursos de graduação, amplo portfólio de especializações, seis Mestrados e dois Doutorados que integram mais de 4 mil acadêmicos em atividade.

Competências que são cada vez mais bem avaliadas a cada ano, demonstrando a excelência no ensino dos cursos de graduação presencial e a distância com vistas a um mercado de trabalho competitivo e globalizado. Exemplos disso, são as distinções concedidas aos cursos de Design que é considerado o melhor do Brasil e de Filosofia que ocupa a posição número 1 no ranking gaúcho e é o segundo melhor em nível nacional. A formação ao longo da vida é o ideal da UFN, por isso os cursos de Mestrado e Doutorado crescem em conceitos de qualidade, com pesquisas que integram ciência, tecnologia, saúde e ensino. Confirmando o destaque da Pós-graduação que, recentemente, recebeu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o conceito mais alto no Programa de Pós-graduação em Nanociências (Conceito 5) e elevou suas notas nos demais Mestrados e Doutorados.

O ITEC Park UFN, o parque tecnológico em processo de implantação insere a Universidade em modelos emergentes de inovação e de empreendedorismo. Este projeto foi potencializado no ano de 2018, com estudos, construção de plano de negócios, planejamento estratégico e posicionamento regional e local. A proposta partiu dos eixos de biotecnologia, saúde e educação, áreas que a Universidade tem protagonismo. Tratando-se de uma iniciativa e espaços com infraestrutura necessária para favorecer a convergência de conhecimentos, ideias e projetos e impulsionar o desenvolvimento econômico, social, tecnológico e ambiental e da região central gaúcha.

Amplamente inserida em sua comunidade, a UFN amplifica as atividades pensadas e criadas dentro de sala de aula e em seu ambiente de gestão em ações de engajamento coletivo que repercutem positivamente em todos os setores e pessoas. Sua participação ativa no Distrito Criativo Centro-gare, em conjunto com Prefeitura de Santa Maria e outras entidades de destaque, integra conceitos geográficos com a promoção do comércio, cultura, história, gastronomia, empreendedorismo e investimentos. Também está à frente do projeto do Geoparque Quarta Colônia, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para o alicerçamento do espaço como Geoparque Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Com conexões internacionais cada vez mais fortes, nos relacionamos com dezenas de países e instituições de ensino e pesquisa no país e exterior. Aqui, a UFN é uma das protagonistas e pioneiras da Cátedra UNESCO UniTwin - A Cidade que Educa e Transforma a fim de oferecer formação por meio do intercâmbio de conhecimentos e o espírito de solidariedade entre os países em desenvolvimento. Fazem parte desta iniciativa 12 Instituições de Ensino Superior de Brasil, Portugal e Guiné-Bissau e é liderada pelo Instituto Superior de Educação e Ciências (Isec Lisboa).