Designer polonesa realiza bate-papo sobre os desafios de trabalhar fora do país de origem Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/04/2019

A Universidade Franciscana promoveu, na quarta-feira, dia 24 de abril, a 1ª edição do TECH Talks da IES, que trouxe uma designer polonesa para falar sobre os desafios de trabalho fora do seu país de origem.

Aleksandra Anna Gromala busca incentivar os processos de internacionalização nos cursos e na prática da conversação em língua inglesa entre os participantes. Atualmente, ela atua como designer via internet, trabalhando com empresas polonesas, diretamente do Brasil, local onde reside atualmente.

Durante o TECH Talks, Aleksandra falou sobre os desafios de trabalhar em um país estrangeiro, e suas experiências com o aprendizado de uma nova língua, já que ela quase não fala português. Mas, seu intuito é aprender a língua e, posteriormente, trabalhar aqui, já que seu namorado é brasileiro e estudante do curso de Ciência da Computação na UFN.

O evento foi inspirado no TED Talks e organizado pelo Laboratório de Práticas dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Jogos Digitais, com o apoio da Assessoria de Cooperação Interinstitucional da Universidade Franciscana.

A mediação do bate-papo com a polonesa foi realizada pelos professores do curso de Letras da IES, Rodrigo Jappe, Manuela Bisognin Custodio e Erick Kader Callegaro.

Alexandre Zamberlan, professor dos cursos citados acima, destaca que o evento é voltado principalmente para a comunidade acadêmica, e que terá sempre como foco a área das tecnológicas, mas que as conversas são abertas ao público em geral.

Segundo ele, a iniciativa é também uma ação para o estímulo da internacionalização dentro da Instituição, por meio do desenvolvimento da língua inglesa, que visa trazer pessoas de fora para dentro da Universidade, e fortalecer o incentivo para que os acadêmicos invistam em uma segunda língua.

“A nossa ideia é fazer com que os acadêmicos percam a vergonha de falar, e que se desafiem a praticar a conversação. E é bem simples: dá para pesquisar como fazer a pergunta no Google Tradutor mesmo, e os mediadores também estão ali para facilitar essa conversa, mas o importante mesmo é que exista essa troca de saberes, esse é o objetivo principal do TECH Talks”, avalia Alexandre.

Com duração máxima de 40 minutos, o TECH Talks deve acontecer uma vez por mês, e trará profissionais que tenham trabalhado fora do país, bem como estrangeiros, para compartilhar suas experiências em inglês. Ainda sem data prevista, a próxima edição trará um acadêmico do Curso de Jogos Digitais da UFN, que já foi marinheiro durante muitos anos, e que atua também como professor de língua inglesa.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo Assecom
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo Assecom