Design realiza série de oficinas para capacitar estudantes Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/09/2019

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo

O curso de Design da Universidade Franciscana organizou 3 micro oficinas para estudantes do curso. A primeira, que ocorreu no dia 16 de setembro, foi sobre lapidação, onde os estudantes aprenderam sobre o processo de corte, desbaste, lixamento e polimento de pedras.

Já na quarta-feira, dia 25, os estudantes aperfeiçoaram seus conhecimentos na micro oficina de Serigrafia. O objetivo foi mostrá-los como é o processo para a gravação de uma imagem em tecidos, por exemplo. Nessa etapa eles aprenderam como passar a emulsão sobre a tela, usar a gravadora, revelar e imprimir uma imagem.

Os alunos participantes da oficina estão no 2º semestre do curso e a disciplina de serigrafia é realizada no terceiro semestre, então a realização da atividade foi uma forma de apresentar e motivar os alunos aos materiais que podem ser produzidos no curso, com estampa própria, e mostrar de como é o ensinamento e funcionamento da serigrafia.

A professora Círia Moro, que ministrou a oficina, apresentou técnicas de como utilizar as telas para fazer as gravações, já que a serigrafia é um processo de impressão no qual a tinta é vazada, pela pressão de um rodo, através de uma tela preparada, normalmente de seda ou náilon.

A professora explicou, ainda, que o processo utilizado para a impressão pode ser realizado em vários tipos de matérias, como tecido de roupas, tecidos para bolsas ecológicas e muitos outros materiais. A serigrafia se aplica diretamente ao processo criativo, e ao controle de autenticação, de forma a garantir tanto a autoria como o caráter restrito.

A terceira e última oficina realizada pelo curso é a de Usinagem CNC em materiais leves, nesta sexta-feira, dia 27 de setembro. O Laboratório de Metalmecânica é o local onde estudantes aprenderão sobre o processo de Manufatura Assistida por Computador (CAM), utilizando uma fresadora de Comando Numérico Computadorizada (CNC).

Além disso, os alunos participantes terão experiência em transformação de modelos sólidos em Código de Máquina, Fundamentos do fresamento CNC e Prática de Usinagem.