Design de Moda transmite projeto “Fashion Film Brincando na Floresta” Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
19/04/2021

Com temáticas direcionadas ao Folclore Brasileiro e à sustentabilidade, o curso de Design de Moda da Universidade Franciscana (UFN) promoveu em suas redes sociais, a reprodução do projeto Fashion Film Brincando na Floresta. A ideia foi desenvolvida por professores e acadêmicos(as) da graduação, com a proposta de confeccionar looks ligados ao tema, para o público infantil. O produto audiovisual foi divulgado em live, no dia 6 de abril, no Instagram.

Durante a atividade, foram elaborados 17 looks para vestuário infantil, exibidos durante a apresentação da proposta. Posteriormente a ela, cada um foi publicado no Facebook e Instagram do curso.

Estiveram inseridas no planejamento, 16 crianças entre cinco e 11 anos, selecionadas a partir do vínculo ou parentesco estabelecido com os alunos participantes do projeto. “Buscamos pessoas entre estas idades, pois já se trata de uma faixa etária maior e com melhor entendimento das limitações e cuidados frente à pandemia”, comentou o professor Junior Ruviaro, responsável pela coordenação, roteirização, criação e produção dos materiais.

Cada uma delas apresentou-se com um dos looks produzidos, inspirados em criaturas pertencentes ao Folclore Brasileiro. “O tema foi escolhido por valorizar a nossa cultura e despertar a curiosidade do público infantil para com as histórias desses personagens. Reforçar este assunto junto às crianças, é garantir que nossas raízes culturais sejam preservadas”, afirmou o professor. Ele ainda conta que, parte das personagens folclóricas estão ligadas à “defesa do meio ambiente”, o que é totalmente relativo à sustentabilidade. “Dentro do Design de Moda, esta pauta tem sido recorrente, como forma de desenvolver uma consciência crítica em nossos acadêmicos, uma vez que o setor têxtil contribui muito com a poluição do planeta”, ponto, igualmente, salientado pela coordenadora do curso, professora Salette Mafalda.

Por fim, Ruviaro enfatiza o reflexo emitido pela graduação, através do esforço e resultado obtidos numa época de adaptações: “A iniciativa reverberou pelo nosso meio acadêmico, mostrando que ainda é possível realizar projetos, em tempos de dificuldades como esse que estamos vivenciando”.

Além da repercussão, o resultado final do projeto gerou inúmeros comentários nas redes sociais do curso. Retorno que valorizou toda atividade exercida em meio aos obstáculos impostos pela pandemia. “As pessoas elogiaram os produtos nas redes sociais, a qualidade das produções, ao comentarem que haviam gostado do formato com que o Fashion Film foi feito. De fato, é um retorno gratificante diante de todo nosso empenho acima dele”, comentou Caroline Brum, coordenadora da Teciteca e professora responsável pela roteirização, gravação e edição do material audiovisual. Do mesmo modo, ela explicou sobre os procedimentos de gravação, seguidos durante a montagem do produto: “Realizamos todas as captações de imagens em dezembro, junto das crianças. Elas gravaram conosco por um dia, seguindo um esquema de agendamento presencial, dentro de todos os protocolos de distanciamento”.

Entre o grupo de alunos e alunas participantes do Fashion Film Brincando na Floresta, estiveram 12 discentes do curso de Design de Moda da UFN: Adriana Santos; Brenda Caroline da Silva; Eduarda Martins da Silveira; Eliana Ferreira; Gisela Oliveira; Lídia Abascal; Mayumi Kushida; Nathália Dalla Possa Gazolla; Roberto Lameira; Tacielly Farias; Vanessa Paese Maltez; Vitor Becker.

As crianças presentes nas gravações, foram: Bernardo Buzatti; Clara Moro Dedeco; David dos Santos Oliveira; Elizza Souza Rubin; Francisco Flores Rossato; Giovana Descovi Blau; Helena Pereira da Costa; Isadora Oliveira Barroso; Joana Vasconcelos; Lara Caffarati Monteiro; Manuela Lameira Shmidt; Maria Eduarda Moraes; Marina Shultz dos Santos; Marina Pereira Rocha; Murilo Bello Pimentel; Victor Dalla Possa;

Também mantiveram-se relacionados com todo procedimento de criação das peças até a finalização do Fashion Film: Alexsandro Pedrolo (Dir. de Fotografia); Antoninha da Rosa (Tec. Lab. 512); Caroline Colpo (Apoio Tec. Lab. 512); Jonathan Souza (Edição audiovisual); Maria Gelci Soares (Apoio Tec. e Prod); Michele Kapp Trevisan (Coord. Lab. Seis); Roberto Lameira (Acad. e Monitor Lab. Estamparia).

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo
Imagens: Juliano Mendes / Divulgação Design de Moda