Design de Moda realiza oficina de artesanato com donas de casa de baixa renda Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/12/2018

As docentes do Curso de Design de Moda da Universidade Franciscana, Salette Mafalda e Círia Moro, realizaram uma oficina de acabamento e artesanato natalino para donas de casa do bairro Alto da Boa Vista, de Santa Maria. Ela ocorreu no último sábado, 01 de dezembro, no prédio 14, no Conjunto III da UFN.

A proposta surgiu a partir de um encontro, que ocorre todo mês, entre as professoras do Curso e o Retalhando Ideias, onde por um pedido feito pelas integrantes do grupo, surgiu a necessidade de elas aprenderem algumas técnicas para realizar a produção de enfeites de natal, servem como um auxílio na renda para as famílias.

O Retalhando Ideias é um grupo que recebe doações de um projeto desenvolvido no curso de Design de Moda que doa resíduos descartáveis gerados pelas atividades têxteis do curso, que influi restos de tecido, de arames e retalhos. O grupo é formado apenas por mulheres que realizam trabalhos de artesanato e confecções de enfeites.

Segundo Salette, além de propiciar o aprimoramento dessas mulheres, essa também foi uma oportunidade de propiciar que as mulheres conheçam um lugar diferente. 

“A intenção da oficina também foi de trazer as mulheres para dentro da UFN. Muitas sequer tiveram a oportunidade de pisar aqui dentro, então foi uma emoção muito grande para elas e também uma experiência única”, destaca. 

A professora Círia foi quem comandou a atividade com auxílio de Salette. Foram feitas árvores de natal com a utilização de técnicas de manejo com arame. 

Além das mulheres do Retalhando Ideias, estiveram presentes também as mães da Associação das Mães do Colégio Marista Santa Marta. 


Texto: Fernando Cezar / Estagiário Jornalismo
Imagens: divulgação


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação