Design de Moda passa a ter nova identidade visual elaborada por docente da IES Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
20/05/2019

O Curso de Design de Moda da Universidade Franciscana lançou a sua nova identidade visual em um evento que reuniu acadêmicos, professores, egressos e marcas parceiras da graduação. Na ocasião também houve exposição de desenhos e peças produzidas pelos acadêmicos ao longo do último semestre. A marca foi criada pelo professor da IES e designer Roberto Gerhardt.

A antiga marca do curso de Design de Moda era constituída por um manequim feminino com um colar de pérolas e suas cores dominantes eram o vermelho e branco. A nova identidade visual contempla o conceito da transformação, metamorfose, inovação, originalidade e a questão de não haver um gênero específico na construção da marca. Sua cor sólida pode também ser substituída por qualquer outra, atribuindo à marca uma característica importante no mundo da moda: a adaptação.

Em sua apresentação, o criador da marca e docente do curso de Design, Roberto Gerhardt, explicou que buscou inspiração para o seu processo criativo em Portugal, onde há uma empresa calçadista cuja identidade visual é um animal híbrido que apresenta traços de diversos insetos, e entre eles, a borboleta. O professor também aproveitou o lettering utilizado na marca do Ministério da Educação de Portugal para trabalhar a construção da nova marca.

Outro inseto que também fez parte do processo criativo foi a joaninha e o besouro da espécie coleóptera, que remete à Cleópatra do Egito, e ao surgimento da moda, que em seu início servia para exaltar e diferenciar a realeza dos serventes. O olho de Horus também serviu de inspiração, já que ele representa o toque, o escutar, o falar, o paladar, o ouvir e o pensar, características que são essenciais durante o período da academia.

“Como tive a ajuda de uma acadêmica de Design e Design de Moda, ela me alertou sobre uma exposição do Museu Gama D’Eça sobre espécies de insetos de Santa Maria, em especial, a borboleta. Foi então que busquei trabalhar o contexto local na marca, inspirado também no que o criador do personagem Iotti sempre diz: "se quiseres fazer sucesso, cante a sua terra". Quando começamos a pensar na nova marca, não tínhamos nada, o processo foi constituído por aplicação de método, pesquisa, conceito, ideia, e desenho, por isso na apresentação eu fiz questão de mostrar esse fio condutor”, explica o docente.

Outra característica inovadora da nova marca é a utilização da palavra como substituição ao modelo, atitude contemporânea que é utilizada pelo design desde a segunda década do século 21. Por essa razão, a marca deixa de ser ilustrativa, e seu conceito gera leituras que vão muito além de sua forma.

“Gosto muito do fato desta ser uma marca que tem uma leitura horizontal e vertical, ela tem uma desconstrução, é inovadora e trabalha a diversidade e a complexidade do processo de criar. Durante a apresentação, uma das professoras destacou que na marca também pode se ler a palavra vida, e achei isso muito interessante, design de vida. A marca gera associações, como por exemplo a asa da borboleta, que também parece uma mancha de tinta, tudo se encaixa, ela é uma camaleõa”, avalia Roberto.

O lançamento aconteceu na segunda-feira, 13 de maio. Na ocasião, estiveram presentes a reitora da Universidade, professora Iraní Rupolo, a coordenadora do curso de Design, Daniele Dickow Ellwanger e a coordenadora do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL), Elsbeth Spode Becker. A publicitária Jaqueline Adams também participou do evento, falando sobre a importância da marca para a indústria da moda.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo Assecom
Imagens: Lucas Linck / LABFEM UFN