Design de Moda apresentou diversidade em desfile do Brincando com Moda Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/11/2022

Na última quinta-feira (10), o curso de Design de Moda da Universidade Franciscana (UFN) realizou o desfile do projeto Brincando com Moda, que tem como finalidade apresentar os resultados das peças de vestuário infantil baseada no reaproveitamento de matéria-prima que se encontra em desuso. A atividade ocorreu às 18h, no Hall do Prédio 15 – Conjunto III. O desfile teve como modelos os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santa Maria e também crianças convidadas pelas acadêmicas que confeccionaram as roupas.

Durante o projeto, que é realizado anualmente pelo curso, foram realizadas oficinas de pintura em tecidos, pintura em papel e outras atividades que integraram os acadêmicos com as crianças participantes. “Todos os cursos encontram um maior significado de motivação para estudantes e para professores quando interagem com a realidade, é tão interessante perceber o estudo que não é apenas teórico, mas uma relação entre a teoria e a prática, ou seja, o que se estuda tem aplicabilidade para a vida e para o cotidiano das pessoas”, destaca a professora Iraní Rupolo, Reitora da UFN.

A professora Caroline Manucelo Colpo, idealizadora do projeto, ressalta o propósito de pensar em soluções e dinâmicas para atender a maior diversidade de pessoas: “A gente pensa de que forma podemos atender o máximo de pessoas através da escolha de peças de vestuário da moda como um fenômeno socioeconômico e cultural e é isso que a gente tentou e conseguiu fazer com o projeto Brincando edição 2022, onde eles além de participar das oficinas como alunos, eles se sentissem de fato incluídos no mundo da moda, nos holofotes da moda”.

Entre o público que acompanhou o desfile estava Adriana Favero, mãe da Melissa Favero de 7 anos que estava desfilando, e destaca a importância dessa nova visão apresentada pelos acadêmicos de Design de Moda: “Foi muito importante essa participação porque eles começam a conviver com outras pessoas, conhecer novos ambientes e ver um mundo diferente do deles. Gostei dessa oportunidade e de ver que minha filha adorou desfilar, se maquiar e participar das atividades”.

“Acho muito importante todos os projetos de extensão que a Universidade proporciona. Antes de fazer a criação eu conheci a minha modelo e me apaixonei por ela então comecei a pensar em uma roupa que fosse fofa e que ficasse mais delicada”, enfatiza a acadêmica do 4º semestre do curso de Design de Moda, Jordana Barbosa.

Texto e Fotos: Gabriela de Flores Neto / Estagiária de Jornalismo