Design da UFN promove concurso para selo comemorativo de 20 anos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/03/2019

O Curso de Design da Universidade Franciscana completa em 2019, 20 anos de história. Desde 1999, o curso foi se modernizando conforme o tempo passava e algumas mudanças se tornavam necessárias. Inicialmente, o curso atendia por Desenho Industrial, mas por uma exigência do MEC, passou a se chamar Design, e habilitava profissionais para exercer a profissão de designer de produto.

No ano de 2018, o curso reformulou toda a sua grade curricular e passou a oferecer a possibilidade de dupla habilitação, em design de produto e design gráfico. Por conta dessa novidade, o curso mudou a sua marca e a do Laboratório de Projetos em Design (LPD), dando início às comemorações de 20 anos de criação.

Neste ano, para seguir às comemorações, o curso está promovendo um concurso para a criação do selo alusivo ao aniversário do Design. De acordo com a professora Viviane Pupim, que coordena o LPD, o objetivo do concurso é motivar, engajar, valorizar e promover a participação dos alunos junto à história da graduação.

Podem participar do concurso, alunos do curso de Design, desde os primeiro até o último semestre. Cada participante poderá entregar, individualmente, uma proposta de projeto de selo comemorativo.

Para inscrever-se, o acadêmico deverá entregar a proposta na coordenação do curso de Design, a ficha de inscrição preenchida e assinada, juntamente dos requisitos estabelecidos e explicitados no edital do concurso. As inscrições são gratuitas e poderão ser entregues até o dia 29 de março, na sala 406F do prédio 14, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h30.

O resultado será divulgado durante a aula inaugural do curso de Design, que acontecerá em 5 de abril. O curso está programando uma série de atividades ao longo do ano, em comemoração ao seu aniversário. Além das atividades que já estão previstas, como a Semana Acadêmica que ocorre em outubro, também haverá uma programação de palestras a serem organizadas pelos alunos.

“Essas ações buscam fortalecer a imagem do curso, e por isso nós optamos por realizar um concurso que impulsione a participação dos alunos, pois ninguém melhor do que eles, sabe o que melhor nos representa. O vencedor do concurso pode incluir essa produção em seu portfólio, enriquecendo seu currículo. E nós também buscamos incentivar o sentimento de apropriação, engajamento, integração e pertencimento no nosso aluno, para que ele também faça parte desse momento”, destaca a professora Viviane.

A professora deu a dica de que, os interessados em participar do concurso podem se inspirar na nova fase que o curso de Design está passando. Para Viviane, o símbolo comemorativo de 20 anos deve ser abrangente, inovador e criativo.

O edital do concurso está disponível para download no sistema Agenda.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo