Design aplica projeto de extensão na EMEF Pão dos Pobres Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/08/2019

Texto: Thayane Rodrigues

Acadêmicos do 4º semestre do Curso de Design da Universidade Franciscana estiveram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pão Dos Pobres Santo Antônio para propor uma atividade lúdica envolvendo desenho e sentimentos. A ação faz parte da disciplina de Projeto Integrado I e, desde o ano passado, os acadêmicos trabalham com as turmas da SASE (Serviço de Apoio Socioeducativo) para a criação de um produto ou processo a ser aplicado e utilizado pela escola.

A proposta da disciplina de caráter extensionista desafiou os alunos à elaborarem um produto, tanto físico, quanto de design gráfico, constituindo assim, a integração que dá nome ao projeto. Para isso, os acadêmicos visitaram a EMEF Pão dos Pobres, na tarde de quinta-feira, 15 de agosto, para realizar um levantamento das necessidades no local, para, posteriormente, elaborar um produto.

De acordo com a professora e coordenadora do Curso de Design, Daniele Dickow Ellwanger, desde 2018 instituiu-se uma parceria entre a UFN e a SASE, que oferece atividades no contra turno escolar para alunos com algum tipo de vulnerabilidade social. Dessa forma, no turno inverso ao das aulas, eles recebem atividades de recreação e de reforço.

“Ao entrarmos em contato com as responsáveis pela SASE, identificaram-se dois temas com os quais o design poderia trabalhar e contribuir de alguma forma, que são: sentimentos e valores, então, ontem os alunos estiveram conhecendo as instalações, e hoje, já começamos com as interações em sala de aula, cada grupo com a sua turma”, explica Daniele.

Ainda, segundo o professor Roberto Osvaldo Gerhardt, os acadêmicos também têm o objetivo de aplicar atividades que melhorem a autoestima dos alunos, valorizando seus sentimentos e opiniões. “O objetivo da ação aqui hoje é, além de quebrar o gelo, também descobrir, a partir dos resultados obtidos, que tipo de processo eles irão aplicar aqui, e acima de tudo, é também um momento de conhecimento e sensibilização dos nossos alunos sobre a realidade com a qual irão trabalhar”, afirma.

Os alunos da disciplina de Projeto Integrado I se dividiram em grupos de três, cada um ficou responsável por uma turma de faixa etária diferente, que vai desde o 1º ano, com crianças entre 6 e 7 anos, até os adolescentes do 3º, que variam entre 13 e 14 anos. Na ocasião, cada turma recebeu a tarefa de ilustrar, através de um desenho, como se sentem dentro da escola.

O acadêmico Thomas Sasso, juntamente do seu grupo, decidiu aplicar a atividade de desenho com a temática do sentimento. A turma de adolescentes foi desafiada a ilustrar, em uma folha de ofício, um lugar onde gostariam de passar um tempo. “Eu lembro que na escola onde eu estudei os meus colegas iam para o banheiro para chorar em um cantinho que havia lá, então a nossa proposta é conhecer como os alunos se sentem sobre o espaço que eles tem aqui, e em cima disso perguntar: como a gente pode tornar esse ambiente mais alegre?”, explica.

Outra turma, com alunos mais novos, foi desafiada a ilustrar o que sentem quando estão na escola. Foram disponibilizadas cartolinas com a imagem da escola bem no meio e, munidos de lápis de cor e giz de cera, os pequenos receberam a tarefa de preencher o restante do espaço.