Desfile conta a história de mulheres empreendedoras da ASMAR Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
17/05/2019

Em homenagem ao Dia das Mães, comemorado no segundo domingo do mês de maio, os cursos de Graduação em Direito, Odontologia, Design de Moda, Administração, Enfermagem e o Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana, realizaram um desfile intitulado “Mães Empreendedoras: Histórias que emocionam”.

A atividade ocorreu na noite de quarta-feira, dia 15 de maio, na passarela construída no Pátio do Conjunto III da UFN, onde desfilaram 10 mulheres empreendedoras que trabalham na Associação dos Selecionadores de Material Reciclável de Santa Maria – Asmar.

O objetivo da atividade foi proporcionar às selecionadoras um dia de beleza e um desfile diferente dos que costumam acontecer hoje em dia: sem o intuito de apresentar looks que estão na moda, mas sim, apresentar a história de vida dessas mulheres, que se tornaram modelos por um dia.

Entre elas, estava Márcia Matias Tascheto, que trabalha há 15 anos na Asmar recolhendo materiais recicláveis em condomínios e casas de Santa Maria. Ela, que ainda não é mãe, ressalta que quando for agraciada com um filho, quer dar tudo o que puder ao herdeiro e, adorou a atividade que a fez se sentir ainda mais valorizada e empoderada enquanto mulher.

“Esse dia nos fez sair da rotina do nosso dia a dia. Colocamos roupas bonitas, nos arrumamos e somos o centro das atenções. As pessoas que nos conhecem apenas como recicladoras da Asmar, agora podem conhecer as mulheres que estão por trás do nosso serviço”, acrescentou Gislaine Nunes dos Santos, mãe dois filhos, que atua na Associação há 5 meses.

A Universidade Franciscana atua junto às recicladoras com um projeto interdisciplinar chamado "Empreendedorismo Social", onde estudantes de diversos cursos da IES trabalham aspectos de gestão, saúde da mulher, entre outras consultorias e atendimentos.

O projeto teve início com a coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Intantil da UFN, professora Dirce Stein Backes, que há nove anos atua com seus alunos junto à Asmar. Neste ano de 2019, houve uma ampliação em relação aos atendimentos prestados àquela comunidade e, outros cursos da IES passaram a integrar o projeto.

“A gente optou por dar esse nome ao desfile porque ser mãe é algo que representa muito para elas. Isso foi constatado por meio de uma dinâmica, em que todas evidenciaram o grande afeto que têm pelos seus filhos, o significado do papel de ser mãe e o quanto a família é importante para cada uma delas. Segundo elas, ser mãe é algo que define suas razões de viver”, explica a docente de Administração, Janaína Marchi, sobre o desfile Mães Empreendedoras.

Janaina também destaca que as recicladoras são empreendedoras justamente porque são mulheres, mães, e porque transformam a realidade em que vivem e a comunidade na qual se inserem. “Elas são empreendedoras dentro dessa perspectiva transformadora e o trabalho dessas mulheres não é transformador apenas para elas, mas para a comunidade como um todo”, avalia.

A acadêmica do curso de Enfermagem e bolsista do Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo de Enfermagem e Saúde (Gepeses), Amanda Ruiz Forgiarini, também participou na organização do desfile e ressaltou as oficinas que são realizadas pelos estudantes do curso, como de educação e saúde, entre outras demandas e necessidades elencadas pelas selecionadoras da Asmar.

A docente do curso de Enfermagem e coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, Dirce Stein Backes já trabalha com o grupo de selecionadores da Asmar há algum tempo, e é um ritual entre os calouros do curso de Enfermagem fazer um dia de voluntariado no local.

A Associação dos Selecionadores de Material Reciclável de Santa Maria atua desde 1992 no ramo da reciclagem, e tornou-se referência neste ramo no município de Santa Maria. O grupo é formado por colaboradores que desenvolvem o processo de separação dos materiais recicláveis produzidos pela população da cidade. Esses materiais são selecionados e divididos em categorias como papel, vidro, plástico, papelão, latinhas de refrigerante, sucata, entre outros. A renda obtida pela venda desses objetos, é dividida entre os trabalhadores.

A Asmar está localizada na Rua dos Branquilhos, nº 79, no Bairro Nova Santa Marta, Vila Pôr do Sol. Se você deseja contribuir com o serviço de reciclagem dos matérias que descarta em casa, pode entrar em contato com a Associação pelo telefone (55) 98111-0146.

Confira a reportagem televisiva produzida pela UFN TV:

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária de Jornalismo Assecom
Imagens: Patrício Dias / LABFEM UFN