Desafio interprofissional em tempos de pandemia é abordado na VII JIS Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/08/2020

De modo online, via Microsoft Teams, foi realizada a VII Jornada Interdisciplinar em Saúde da Universidade Franciscana, com vasta programação à estudantes, professores e profissionais da saúde.

A atividade abordou os “Desafios da atuação interprofissional para a saúde em tempos de pandemia de Covid-19”, com objetivo de apresentar aos acadêmicos, pós-graduandos e profissionais da área da saúde avanços científicos de temas emergentes da agenda de saúde envolvendo a pandemia de Covid-19. O evento também compactuou com grandes nomes da pesquisa e atuação na linha de frente a pandemia, visando a troca de conhecimento e ao estímulo à pesquisa.

A JIS é um dos únicos eventos da região central do Rio Grande do Sul que oportuniza o acesso a discussões de alto nível a respeito de temas de relevância na atualidade médica de forma interdisciplinar, com teor construtivo no sentido de capacitar e atualizar o público participante.

Neste ano, o evento reuniu 126 participante. A Jornada foi coordenada pela Profa. Natielen Jacques Schuch e Profa. Cátia Storck, ambas dos cursos de Nutrição e do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida da UFN, além dos demais integrantes da comissão organizadora composta por professores da área da saúde da Instituição.

“A temática foi dada em virtude da pandemia causada pelo coronavírus, que se tornou um dos grandes desafios do século XXI, promovendo impacto mundial e agravando as taxas de morbidade e mortalidade. Diante deste cenário, surgem inquietações daqueles que pesquisam e atuam nos campos da saúde e da educação sobre o maior desafio da humanidade neste século”, explica Natielen.

A docente ainda enfatiza a importância de criar caminhos para ouvir e trocar ideias com a comunidade científica, no sentido de qualificar as ações de vigilância e dos serviços de saúde e educação, para o atendimento de casos suspeitos ou confirmados da COVID-19, assim como para o entendimento dos impactos desta doença.

A JIS serviu ainda trouxe aos participantes dados epidemiológicos, bem como a corrida para pesquisa por novos medicamentos e vacinas que podem, por fim, auxiliar a humanidade no controle e no alívio dos impactos da epidemia na sociedade.