Cursos realizam aula inaugural conjunta para debater a Desigualdade e Pobreza no Brasil Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
02/09/2019

Os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Filosofia, História e Tecnólogos EaD, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento da UFSM, realizaram, na noite do dia 30 de agosto, uma palestra que teve como tema “Desigualdade e Pobreza no Brasil: Passado, presente e futuro”, ministrado por Pedro Herculano Guimarães Ferreira de Souza.

Pedro Herculano é doutor em Sociologia, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e com a publicação venceu prêmios conferidos pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Anpocs) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes).

Os dados mostrados na palestra mostram a evolução da renda, pobreza e desigualdade social desde 1920. Pedro demonstrou que o Brasil, apesar de ter reduzido a pobreza ao longo dos últimos anos, ainda é um país com alta desigualdade social. 

Também, mostrou a evolução desses dados para países como Estados Unidos, Coreia, China e Chile, comparando-os com os dados calculados para o Brasil. Na oportunidade, Pedro também falou sobre alguns pontos que devem ser trabalhados para a redução da desigualdade no futuro. 

De acordo com o professor do Curso de Ciências Econômicas, Thales Zamberlan Pereira, um dos organizadores do encontro, a desigualdade é um tema central, e o livro ajuda a entender que durante períodos vistos como não democráticos, os bens possuídos por esse 1% da população mais rica registraram aumentos significativos. Para o docente, é importante que os alunos possam debater com um pesquisador que é tido como referência nessa área de pesquisa. 


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação