Cursos de pós-graduação Stricto Sensu da UFN elevam seus conceitos em avaliação da Capes Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/09/2022

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) através da Comissão Técnico-Científica das Áreas liberou o Relatório de Avaliação dos cursos de Pós-graduação Stricto Sensu. A análise referente ao quadrienal 2017-2020 trouxe resultados positivos à Universidade Franciscana (UFN).

A UFN conta atualmente com oito cursos de Pós-graduação. Destes, três aumentaram de conceito e dois permaneceram com os seus atuais conceitos: Programa de Pós-Graduação em Nanociências (Mestrado e Doutorado) - conceito 5; Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico e Doutorado) – conceito 4; Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil - conceito 4; Mestrado em Ensino de Humanidade e Linguagens – conceito 4; Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida – conceito 3.

A avaliação é realizada em três dimensões: Estrutura do programa de Pós-graduação; Formação docente e discente; além do Impacto do Programa na Sociedade, com resultando em uma nota de 1 a 5 em cada categoria. Dentre cada quesito ponderado foram destacados desdobramentos para uma melhor categorização, articulação, aderência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular, bem como a infraestrutura disponível, em relação aos objetivos, missão e modalidade do programa. O planejamento estratégico do projeto, considerou também articulações com o planejamento estratégico da instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção intelectual – bibliográfica, técnica e científica.

conceito 4 conquistado pelos cursos da UFN proporciona novas possibilidades para o envio de projetos para a organização de Doutorado. Neste sentido, o Mestrado em Saúde Materno Infantil, já está com seu projeto de Doutorado em andamento e poderá submeter ainda neste ano a Apresentação de Cursos Novos (APCNs) à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Para a Universidade Franciscana os resultados obtidos representam crescimento institucional e atestam a qualidade dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu. “Na UFN estamos contentes com os resultados da avaliação, pois o aumento de conceitos nos Programas é resultado de um conjunto de fatores: investimento institucional em infraestrutura, pesquisa e inovação, gestão compartilhada, qualificação docente, produção tecno-cientifica, adequada produção de dissertações e teses, impacto na sociedade, intercâmbios internacionais e formação de pessoas. Neste sentido, vislumbra-se a possibilidade de Apresentar Proposta de Cursos Novos (APCNs), em nível de Doutorado, participar de editais diferenciados, aumentar o número de bolsas e ter acesso à plataformas especificas para pesquisas”, destaca o professor Marcos Alves, pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa.

Sobre a avaliação Quadrienal

A avaliação da pós-graduação no Brasil foi criada em 1976. A partir de então existe um acompanhamento anual a todos os programas. Esta avaliação periódica que resulta no conceito do programa é atualmente realizada a cada 4 anos. A Avaliação Quadrienal é parte do processo de melhoria e permanência, e é realizada sistematicamente seguindo um conjunto de quesitos básicos estabelecidos no Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES).

Quesito 1 - Programa
Quesito 2 - Formação
Quesito 3 - Impacto

Os resultados da avaliação periódica de programas de pós-graduação são expressos em notas, numa escala de 1 a 7, que são atribuídas ao Programa após análise dos indicadores referentes ao período avaliado.

A Avaliação Quadrienal da CAPES é o principal controle da qualidade dos cursos de mestrado e doutorado ofertados no Brasil. O modelo avaliativo se mostra capaz não só de perceber o avanço da pós-graduação stricto sensu, mas também de apontar a necessidade de correção e ajustes dos Programas. O resultado obtido no processo avaliativo é importante não apenas para o curso manter sua licença de funcionamento, mas principalmente para que se mantenha em constante evolução no cenário brasileiro de formação de pós-graduação, impactando diretamente em sua capacidade de angariar recursos e visibilidade. O conceito recebido na avaliação tem uma influência fundamental na vida de um programa. Em regime permanente de avaliação, os cursos de pós-graduação são verificados periodicamente quanto à sua estrutura acadêmica, ao seu quadro docente, corpo discente e quanto à produção intelectual gerada.