Cursos de Licenciatura organizam Ciclo de Palestras Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/04/2021

Os Cursos de Licenciatura (História, Filosofia, Pedagogia e Letras) da UFN irão realizar um Ciclo de Palestras, organizado pela Professora Roselâine Casanova Corrêa. Será uma palestra no dia 27 de abril, às 18h30, “Entre flores, raposas e planetas: O essencial (in)visível em uma perspectiva inclusiva” e outra no dia 04 de maio, às 18h30, “A educação especial na educação do/no campo: Realidade ou invisibilidade?”.

A primeira palestra receberá a convidada Manoela Fonseca, Professora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e a segunda palestra será ministrada pela Professora Debora Silvana Vaz Soares, também da UFSM.

Podem participar das palestras os acadêmicos matriculados na disciplina de Educação em Diferentes Contextos, lecionada pela Professora Roselâine. Os demais alunos que tiverem interesse em acompanhar os encontros, devem encaminhar e-mail para historia@ufn.edu.br.

As temáticas foram pensadas com o objetivo de mostrar que a educação inclusiva parte de uma concepção de educação para todos enquanto direito garantido legalmente, principalmente para aqueles estudantes pertencentes às maiorias sociais. Além de visar o compreendimento das relações humanas como fator essencial para a construção de uma sociedade justa.

O objetivo das palestras é mostrar que os temas envolvem diferentes atores e esferas sociais e, por isso, exigem movimentos de cada sujeito a fim de possibilitar um trabalho conjunto e contínuo, perpassando desde o aluno dos cursos de licenciatura até o professor que atua há anos na sala de aula. Acredita-se que é a partir da pluralidade - um dos diferenciais do espaço escolar -, que há mais possibilidades de desenvolvimento de todos os sujeitos. Porém, a presença dessa diversidade na escola exige uma restauração no contexto escolar, seja ela em nível físico, pedagógico ou atitudinal, a fim de atender as demandas que surgem.

Sendo assim, a inclusão escolar possibilita um movimento importante na condução das práticas pedagógicas a fim de atender esse movimento de uma educação para todos.

Conforme a Professora Roselâine, dentre os variados contextos inclusivos, há a realidade apresentada pela educação no/do campo. Como princípio central desta modalidade, a educação do campo visa priorizar os saberes e as práticas do homem do campo, inserindo-se na escola como uma educação que procura levar tais saberes para a aprendizagem de cada um.

Nesse sentido, a inclusão apresenta-se também na escola no/do campo e traz consigo além dos desafios cotidianos, as reorganizações e estruturação de uma educação que privilegia o ensino das práticas do homem do campo ao homem com deficiência.

Assim, as palestras buscam discutir a inclusão escolar e a inclusão na educação no/do campo, a fim de promover a reflexão das diferentes possibilidades de atuação docente e na diversidade encontrada em cada espaço social.

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo
Imagens: Divulgação / Licenciatura UFN