Cursos de Letras e Pedagogia da UFN: pioneirismo e memória Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/04/2020

Os cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Franciscana de Santa Maria, por conta de seu aniversário de 65 anos, fazem-nos recuperar um pouco de sua memória na tentativa de evidenciar sua enorme colaboração para os estudos linguísticos, literários e educacionais ao longo desse tempo, não apenas em nossa região, mas especialmente no estado do Rio Grande do Sul.

Em meados do século XX, as autoridades de nossa cidade já manifestavam, por conta de um ideal universitário, oferecer uma formação em Letras e Pedagogia e realizar a expectativa de muitos jovens nessas áreas do saber. O sonho não tardou.

Todo um trabalho, que demandou a mobilização de muitas pessoas da nossa cidade, em especial das Irmãs Franciscanas, foi coroado pela autorização de funcionamento dos cursos de Letras e Pedagogia pelo Decreto nº 37.103, de 31 março de 1955, com a recém-criada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Imaculada Conceição”- FIC. A imediata repercussão foi o aval necessário para essa exitosa trajetória sexagenária.

A Razão 27-04-55 - O dia 27 de abril marca a data comemorativa do aniversário da Universidade Franciscana, data em que foi realizada a primeira aula inaugural dos cursos.

Alunos Curso Letras Anglo-Germânicas no ano de 1957

Ao longo desse tempo, não faltou dedicação, inovação, perseverança e adequação aos novos cenários educacionais, cujas necessidades transformaram várias vezes os currículos dos cursos, sempre visando à sua adequação e aprimoramento à formação profissional.

Hoje, o curso de Licenciatura Letras Português e Inglês, apesar das muitas dificuldades pelas quais passam as licenciaturas no cenário nacional, oferece a dupla habilitação para um trabalho que se destina, particularmente, à formação de profissionais ao ensino básico e que dominem aspectos teórico-metodológicos das múltiplas linguagens, considerando os multiletramentos como essência de práticas pedagógicas eficazes à promoção e à divulgação do conhecimento científico no ensino, seja como professor, revisor de linguagem, tradutor, editor, secretário bilíngue, legendista ou como profissional das mídias sociais.

Nesse mesmo cenário, o curso de Licenciatura em Pedagogia forma professores para atuar na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na educação profissional, na área de serviços e apoio escolar, como coordenação pedagógica, gestão em setores educacionais e em outras áreas, em que sejam previstos conhecimentos pedagógicos, como ONGS, hospitais, editoras, empresas.

Ao longo dos anos, o curso também foi se adequando às exigências da legislação e às demandas sociais. No atual currículo, os semestres letivos de ambos os cursos estão estruturados em núcleos comuns e específicos, preparando os estudantes para agirem na solução de problemas educacionais e socioambientais, relacionados à sua área de atuação.

A contextualização social e o conhecimento da realidade escolar são ampliados pela participação dos acadêmicos em Programas de Iniciação à Docência (PIBID); Residência Pedagógica e em Projetos de Extensão. Além dessas atividades, os cursos estabelecem uma produtiva articulação com a pós-graduação, por meio de programas stricto sensu na área do ensino. Com base nessa trajetória que muito nos orgulha, precisamos reverenciar as pessoas que, ao longo desse tempo, contribuíram para a efetivação dessa história de êxito, mas também de muito trabalho. Sob orientação de nossa filosofia franciscana, neste ano, em que estamos todos de aniversário pela data festiva, seguimos na construção de novas metas para os cursos de licenciatura, com especial atenção às atuais exigências educacionais, sempre sob a perspectiva da paz e do bem, o valoroso lema de nossa formação franciscana.

Nilsa Barin - Professora do curso de Letras da UFN
Noemi Boer - Professora do curso de Pedagogia da UFN