Cursos de Engenharia da UFN firmam convênio com indústria de azeite de oliva Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/12/2018

Os coordenadores dos Cursos de Engenharia da Universidade Franciscana realizaram uma visita técnica à empresa Olivais da Fonte, localizada na cidade de Formigueiro, na última quinta-feira, 06 de dezembro.

O objetivo principal da visita foi a criação de uma parceria entre empresa e universidade, por meio do projeto “Integração sala de aula Indústria”.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Química, professor Germano Possani, o projeto se trata de uma aproximação do ensino superior com o setor de produção de azeite de oliva.

“É um projeto voltado não somente para as práticas acadêmicas de extensão, mas também para a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, que poderão surgir durante a execução do projeto, as quais beneficiarão toda a sociedade e o meio-ambiente”, explica.

Além disso, os docentes tiveram a oportunidade de conhecer detalhes sobre o processamento, cuidado e colheita dos frutos de oliveira, que são utilizados para a produção de azeite de oliva.

Eles também puderam verificar os potenciais que os subprodutos do processo de fabricação do azeite de oliva da empresa possuem para o desenvolvimento de novos produtos. E a possibilidade de melhoria nesse processo, no tratamento e destinação dos subprodutos.

Participaram da visita os professores Joana Bratz Lourenço, Noeli Julia Schüssler de Vasconcellos, Luiz Fernando Rodrigues Junior e Germano Possani, coordenadores dos cursos de Engenharia de Materiais, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Biomédica e Engenharia Química, respectivamente.

Texto: Fernando Cezar / Estagiário Jornalismo
Imagens: divulgação / Engenharias UFN