Cursos da UFN lançam documentário sobre uso de drogas durante a gestação Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/10/2018

Os Cursos de Publicidade e Propaganda e do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, em parceria com o Projeto Nascer – Maternidade e Orientação, da Universidade Franciscana convidam para o lançamento do documentário “Esperança, a mãe das ações”. A exibição ocorrerá às 15h30min do dia 31 de outubro, no Salão de Atos do Prédio 13, no Conjunto III da UFN.

O documentário foi desenvolvido a partir da necessidade observada na coleta de dados de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil de abordagem quantitativa-qualitativa sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas na gestação, alinhado a um estudo de corte intitulado como “Condições bucais de gestantes e seus filhos: um estudo de corte”.

Este documentário é o produto do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da farmacêutica Bianca Vendruscolo Bianchini, apoiado pelas professoras Doutoras Patrícia Pasquiali Dotto e Bianca Zimmermann dos Santos. O vídeo foi elaborado com a assistência do departamento “MAIS UNIFRA”, meio virtual em permanente transformação da Universidade Franciscana, e o Curso de graduação de Publicidade e Propaganda

Em “Esperança, a mãe das ações”, profissionais da saúde falam sobre um problema pouco discutido na sociedade e na rede pública de saúde, o uso de drogas lícitas e ilícitas durante a gestação. De acordo com Bianca, existe uma falta de acolhimento com estas gestantes, que por não se sentirem bem com os profissionais da saúde que fazem o atendimento pré-natal no Sistema Único de Saúde- SUS, acabam por omitir esse fato durante seu acompanhamento.

“Diante dessa observação, o vídeo surge exatamente para alertar esses profissionais e sensibilizá-los quanto as práticas de intervenção durante o pré-natal. É preciso oferecer uma assistência qualificada a estas mulheres a fim de diagnosticar precocemente o uso de drogas, acolher e, se necessário, encaminhá-las para tratamento, além de alertar sobre os efeitos do uso para o feto”, observa.

O projeto Nascer – Maternidade e Orientação é resultado da união de esforços entre a mestranda e os alunos da disciplina de Comunitária do curso de Publicidade e Propaganda, Renata Cardias, Liane Vellozo, Eduarda Mayoral e Leando Biazi.

No lançamento, estarão presentes o enfermeiro Jeferson Ventura, a psicóloga Natalia Ruviaro, a enfermeira Amanda Marchinski, a pediatra Martinez de Oliveira, e a psicanalista e integrante do Conselho Municipal de Entorpecentes (COMEN), Fátima Militz, que foram protagonistas do vídeo.

Junto ao lançamento do filme, os presentes participarão de uma roda de conversa sobre o uso de drogas durante a gestação. Depois, o documentário será distribuído entre as unidades básicas de saúde do Sistema Único de Saúde de Santa Maria e região.

A professora e coordenadora do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil, professora Dirce Stein Backes, considera a proposta do documentário altamente inovadora.

“O documentário possui um foco muito interessante nessa direção. É um produto inovador, de aplicabilidade e fácil entendimento. Além disso, os profissionais também propõem práticas interessantes para a solução do problema e o vídeo se mostra como um produto possível de ser utilizado como fonte de mais informação sobre o assunto”, destaca.

O que: Lançamento do documentário “Esperança, a mãe das ações”
Quando: 31/10 às 15h30
Onde: Salão de Atos do Prédio 13, conjunto III