Cursos da UFN como melhores do Brasil foi um dos temas da Reunião de Câmara de Ensino Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/05/2023

A segunda Reunião de Câmara de Ensino da Universidade Franciscana (UFN) realizada neste ano foi pautada por assuntos que demonstram o quanto a Universidade santa-mariense tem se destacado positivamente frente a outros Instituições de Ensino Superior privadas e públicas brasileiras. As apresentações, presididas pela Reitora Iraní Rupolo, foram direcionadas aos membros da Reitoria, coordenadores de cursos de Graduação e Pós-graduação e Gestores de setores institucionais que ressaltou que a missão de ser professor universitário se estende à profissão, unindo-se ao ser gestor e à uma oportunidade ampliar a missão universitária. Nos últimos cinco anos a UFN se consolidou como universidade e assume com destaque rankings de excelência de ensino, produção científica e atuação acadêmica: 1ª melhor universidade privada da região, 4ª melhor universidade comunitária do Rio Grande do Sul e na 5ª posição dentre as universidades católicas do Brasil.

O primeiro momento foi coordenado pela Pró-reitora Acadêmica, professora Vanilde Bisognin, que trouxe apontamentos e dados referentes ao Ranking do Conceito Preliminar de Curso (CPC) que são divulgados pelo Ministério da Educação. Destaque para o curso de Design da UFN que se estabelece como o melhor do Brasil, seguido pelo curso de Filosofia que figura na 2ª posição nacional e os cursos de Pedagogia (o 3º melhor em nível nacional) e de Matemática que está no TOP 5 dos melhores cursos. No passar dos anos, as Graduações têm conquistado posições mais elevadas no ranking que mede os Indicadores de Qualidade, além de se manterem estáveis nos primeiros lugares.

A ‘1ª Mostra da Extensão: UFN com a Comunidade’ foi outro tema abordado que irá ocorrer no dia 20 de junho e irá aproximar alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares do ambiente universitário através de nove projetos educadores que integrarão 90 disciplinas e 60 subprojetos: Atenção Integral à Saúde como Estratégia para a Integração Ensino-Serviço-Comunidade; Gestão, Controladoria e Tecnologia de Empreendimentos; e o Integra Engenharias com ações que visam melhorar a qualidade de vida da população por meio de tecnologias que atendam às demandas socioambientais. Estes momentos serão destinados à comunidade acadêmica, estudantes de escolas, secretárias municipais e pessoas envolvidas com a extensão.

O Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, professor Marcos Alexandre Alves, trouxe à luz dos presentes o Panorama da Pesquisa na UFN em que atualizou sobre a Iniciação Científica; Pós-graduação; Internacionalização e Mobilidade que estão sendo amplamente desenvolvidos nos cursos de Lato e Stricto Sensu. Destaque para os 90 docentes vinculados à Pós-graduação que integram 26 grupos de pesquisa registrados no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico); as Revistas Institucionais Disciplinarum Scientia (Humanas, Saúde, Tecnológicas e Sociais), Thaumazein e Vidya; o espaço UFN Ciência voltado para a divulgação jornalística das produções dos PPGs; e os eventos institucionais como o Salão de Iniciação Científica (SIC) e o Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE).