05/11/2021
Desde setembro, o Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN), vem promovendo o Curso de Qualificação da Atenção ao Pré-Natal. Em parceria com o Gestar - Grupo de Gestantes da UFN, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Sistema Único de Saúde (SUS), Governo do Rio Grande do Sul, via Coordenadoria Regional da Saúde (4ª CRS), a atividade tem carga horária de 40h divididas entre palestras e atividades assíncronas é voltada para profissionais da Medicina, Enfermagem e Odontologia. A iniciativa também está associada ao Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS): gestão compartilhada em saúde’.
“Este curso foi organizado com a participação de palestrantes de diversos estados do Brasil e Portugal, com a finalidade de ampliar possibilidades e compartilhar experiências bem-sucedidas na atenção pré-natal. A participação de profissionais dos diferentes municípios foi de grande relevância, pela troca de saberes e práticas”, explica a professora Dirce Stein Backes, Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil da UFN e uma das organizadoras do Curso de Qualificação.
Realizada de forma remota, ao longo do seu período já abordou o ‘Contexto Histórico e situação da atenção ao pré-natal no Brasil’, com o pediatra Paulo Sérgio da Silva Mario (Porto Alegrete); o ‘Cuidado pré-natal’, com a professora Doutora Márcia Valéria de Souza (Universidade Federal do Espírito Santo/UFES); o ‘Pré-natal na perspectiva integral e humanizada’, com a professora Doutora Cláudia Tereza Frias Rios (Universidade Federal do Maranhão/UFMA); o ‘Cuidado Pré-natal na perspectiva Multiprofissional: o que pode ser diferente’, com os professores Doutores da UFN Bianca Zimmermann, Cristina Kruel e Franceliane Benedetti; além de tratar da ‘Importância das testagens rápidas para HIV/AIDS e Hepatites virais no pré-natal’, com a professora Doutora Aline Feitoza (Universidade de Fortaleza/UNIFOR).

A programação chega à sua conclusão neste mês de novembro. No dia 4 (quinta-feira), foi apresentada a temática ‘Atenção ao pré-natal em Portugal: avanços e desafios’, com a professora Doutora Rosa Moreira (Portugal). “Estou muito feliz com o curso. Aulas com conteúdos muito pertinentes a nossa realidade do pré-natal no nosso país. E poder hoje ter esta oportunidade de escutar sobre a realidade de Portugal é extraordinário”, comenta a enfermeira Rita Mello sobre a experiência que foi compartilhada no último encontro virtual promovido durante o curso.
Entre as atividades finais desta atividade que visa qualificar a atenção Pré-Natal na região central do Rio Grande do Sul, está a apresentação dos produtos de aprendizagem de todos os profissionais participantes do curso, no dia 25 (quinta-feira), um fluxograma para um Pré-Natal de qualidade. Com isso, objetiva-se discutir estratégias de gestão para assessorar os municípios no processo de melhorias da Saúde Materno-Infantil. Além de atividades assíncronas que serão desenvolvidas ao longo deste mês via Classroom.
"O curso pré-natal proporcionou uma gama de conhecimentos de experts na área materno-infantil e, também, experiências práticas de profissionais que atuam nos serviços do SUS. Ainda, enquanto Bolsista IC, houve um aprimoramento e crescimento profissional que permitirá enfrentar diferentes situações com maior segurança para conduzir e intervir nas ações de ensino, pesquisa e extensão de maneira crítica e responsável", aponta o acadêmico do curso de Enfermagem da UFN e Bolsista de Iniciação Científica PPSUS., Leandro da S. Medeiros.
À frente da organização do curso, estão: a professora Dirce Stein Backes, Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil da UFN; Andressa Caetano, estudante do Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil; Leandro Medeiros, estudante do Curso de Enfermagem e Bolsista de Iniciação Científica do PPSUS; e Maclaine de Oliveira Roos, Médica Pediatra, representante da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Texto: Márcia Pilar/Jornalista da UFN