Curso de Psicologia da UFN comemora seus 20 anos e o dia do psicólogo Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/08/2019

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Imagens: Thayane Rodrigues e Mark Braunstein / Fotógrafo

O Curso de Psicologia da Universidade Franciscana comemora, no mês de agosto, 20 anos desde sua criação. Aproveitando que no mesmo mês também se comemora o dia do psicólogo, no dia 27 de agosto, a graduação programou um dia de debates, homenagens e oficinas, com o objetivo de fazer uma retomada histórica e oportunizar aos acadêmicos e egressos um espaço de problematização e troca de conhecimentos sobre diversas áreas da Psicologia.

Criado em 2 de agosto de 1999, o curso de Psicologia completou 20 anos com a conquista de ter aproximadamente 2 mil acadêmicos formados pela IES e um corpo docente de cerca de 60 professores. Os egressos atualmente trabalham na região, no Brasil e também no exterior.

Com uma trajetória baseada no pioneirismo e na qualidade acadêmica, o Curso de Psicologia da UFN busca pelo crescimento dos estudantes enquanto acadêmicos e recém-formados, a fim de que estes auxiliem no desenvolvimento da sociedade a partir da atenção voltada às pessoas, de forma individual e em grupo.

Em nome dos docentes, Caroline Lucia Cantarelli Rohde, coordenadora da graduação, lembrou que a celebração destes 20 anos remete às bodas de porcelana. Segundo ela, tal marco tem grande semelhança com o curso, pois a cerâmica representa e possui muita força, mas ao mesmo tempo, também é muito delicada. “Para que não se quebre é preciso ter muito cuidado, assim como o curso, que com muito zelo e persistência dos alunos, professores e demais integrantes, hoje, após 20 anos, está ainda mais maduro e resistente”, afirma.

A programação em comemoração ao dia do psicólogo contou com uma homenagem aos 20 anos do curso e apresentação da Orquestra Infanto Juvenil Vicente Pallotti. Ainda, durante a manhã, uma mesa redonda composta por Sarah Reis Puthin, Lilian Lopes Pereira e Luciana Portella Kohlrauch, todas egressas da UFN, discutiu sobre “Caminhos e trajetórias profissionais”.

Durante a tarde foram realizadas as oficinas “Como eu Faço” que abordaram diversos temas e áreas de atuação do psicólogo, como: Autismo, Clínica Infantil, Pesquisa em Psicologia, Clínica de Adultos, Prevenção em Psicologia, Psicologia Hospitalar, Psicologia em Instituições, Avaliação em Psicologia e Psicologia Organizacional.

Na oficina “Clínica de Adultos”, a egressa Daiane Maldaner salientou que muito se especula sobre o que acontece durante um atendimento de análise. Segundo ela, é uma situação forjada que força um movimento psíquico que pode levar à cura.

Ainda, a psicóloga reforçou a importância de identificar as diferentes maneiras encontradas pelo paciente para expressar um problema ou uma aflição. “O sintoma é a forma que o paciente encontrou e construiu para se relacionar com o mundo. É também a maneira com que ele vai elaborar suas próprias explicações sobre aquilo que sente”, explica Daiane.

A egressa Vanessa Solis Pereira lembrou que, no começo da carreira tudo parece girar em torno dos próprios profissionais, mesmo sabendo que quem carece de atenção são os pacientes.

“É um momento cercado de angústias e dúvidas. Nesse momento é preciso fazer as fazes com o tempo, toma-lo como aliado. Crescer a cada passo e erro durante a trajetória. O psicanalista não nasce pronto, mas com o tempo, deixa de pensar em acertar e foca em escutar. O escutar é uma experiência que se renova a cada encontro, e é importante deixar-se surpreender”, afirma.

Também fizeram parte da oficina os egressos Bruna Rotta Jacobo e André Luis Loro Repetto.